Salmo dos que buscam a paz em Deus

Dom José Maria Maimone
Bispo de Umuarama

 

SALMO  16  (17)

 Estamos iniciando o tempo da Quaresma, que nesse ano veio bem cedo. No Brasil iniciamos, também, uma nova Campanha da Fraternidade, que neste ano traz como Tema “SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA”.

O salmo 16 é uma oração a Deus para nos livrar da violência e do assassinato. Por isso pensei ser interessante refletirmos à luz desse salmo que inicia com estas palavras: “Senhor, ouvi a oração que brota de um coração sincero; escutai os meus gritos, atendei o meu clamor!” (v. 1).

Quaresma é um tempo em que somos convidados a orar mais e buscar uma maior conversão a Deus. Nada melhor para isso que “um coração sincero”. Um coração que ouve o convite do Senhor e da sua Igreja para aproveitarmos desse tempo de conversão e de salvação.

 É bom lembrar que não podemos enganar a Deus. Este salmo nos ensina isto dizendo: “Confio em vossos julgamentos porque somente vós penetrais os corações” (v 2). Há um hino que nos ensina a pedir: “Sonda-me, Senhor, com teu Espírito, sonda-me, Senhor, com teu amor”.

Desconfiando se si mesmo e esperando em Deus o salmista nos ensina a orar assim: “Ó Senhor, eu vos peço que firmeis meus passos em vossos caminhos, para que meus pés não vacilem. Eu vos suplico, ó Deus, esperando uma resposta. Tenho certeza de que me ouvireis e não me deixareis desiludido. Mostrai-me o vosso amor maravilhoso, pois, em vossa misericórdia, salvais do inimigo quem busca proteção junto de vós. Protegei-me com o mesmo cuidado com que se protege a pupila dos olhos e conservai-me bem junto de vós. Livrai-me dos ímpios furiosos, que fazem cerco para me pegar, oprimir com violência e matar. A riqueza endureceu os corações dos infiéis e suas palavras são cheias de arrogância”.  (vv 5-10).

A Igreja sempre sofreu com a prepotência dos maus, e sempre nos mostrou o caminho da vitória: oração e confiança em Deus. Recordemos que Herodes prendeu São Pedro com intenção de mata-lo após a Páscoa. Mas toda a Igreja pôs-se a rezar e fazer penitência, e Deus livrou Pedro do poder injusto de Herodes.  (Confiram At 12, 4-11).

Os violentos buscam fortunas nesse mundo, o cristão deve buscar os bens do céu. Encerremos como salmista rezando:Livrai-me desses homens que encontram sua recompensa nos prazeres desta vida e acumulam grandes fortunas. Eu, porém, espero partir deste mundo quando me chamardes; e a recompensa que almejo, ao despertar do sono da morte, é saciar-me eternamente, com alegria, da vossa presença”. (vv 14-15).

 

 

Tags:

leia também