No período de 3 a 13 de dezembro, a diocese de Mossoró (RN) reverenciará a sua padroeira, Santa Luzia, que também é padroeira da cidade. Para isso haverá uma intensa programação religiosa que inclui novenas, missas, confissões individuais, alvoradas e Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Todos os anos, milhares de pessoas participam da festa que atrai romeiros de outras cidades. A coordenação dos festejos é do vigário geral da diocese, padre Flávio Augusto e do padre Walter Collini, da paróquia de Santa Luzia.
A festa, que este ano traz como tema ‘“Sob o olhar de Santa Luzia, caminhamos na Palavra de Deus” e o lema “Ver com os olhos do coração”, terá novidades em sua abertura. No dia 3 de dezembro será celebrada uma missa, às 15h, em Riacho da Cruz, cidade que também tem como padroeira Santa Luzia. Em seguida, às 16h, será realizada uma carreata com a imagem e as relíquias de Santa Luzia. O cortejo passará pelas cidades de Umarizal, Olho D’agua dos Borges, Caraúbas e Governador Dix-sept Rosado.
Em Mossoró a chegada está prevista para as 19h, quando a imagem e as relíquias serão recepcionadas na capela de São Vicente, sendo saudadas com uma “Chuva de Bênçãos” pelo Terço dos Homens. A imagem e as relíquias serão conduzidas pela multidão, em caminhada até a catedral da cidade.
Em sua etapa preparatória vários foram os momentos de devoção e fé – desde a peregrinação da imagem e das relíquias de Santa Luzia, que foram levadas às áreas pastorais e demais paróquias da diocese, ao abraço a cidade e a caminhada pela paz que reuniram centenas de pessoas no último domingo, 28.
A abertura solene será feita pelo bispo de Mossoró, dom Mariano Manzana, e terá a bênção do Santíssimo Sacramento.