Santíssimo Salvador, 370 anos irradiando paz, alegria e esperança para Campos 

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ) 

 

A festa de um padroeiro revela mais que uma simples devoção, no caso da formosa cidade de Campos, está a testemunhar, de forma suave e luminosa, a alma da cidade, a identidade profunda que impregna a vida e as labutas do campista. Trata-se de uma tradição legitimamente religiosa, isto é, que religa, une, integra, tornando a multidão de moradores num povo que se reconhece família reunida pela fé, comunidade que partilha uma esperança, e um destino, que a faz caminhar e superar todas as crises e incertezas. 

 Não faltaram, por certo, momentos em que nossa população viveu situações de aperto e dor: a longa e violenta luta da abolição da escravatura, as epidemias da cólera, varíola, mais recentemente dengue, zika e, atualmente, a Covid, a tragédia do tiroteio que ceifou várias vidas humanas, na praça da Matriz, em 1937, e o próprio racha interno da Igreja Católica, em 1981. Em todas estas horas de angústia, divisão, ou doença, o Santíssimo Salvador se tornou presente, como consolação, luz e inspiração de concórdia, justiça e reconciliação.  

Nesta hora, que, na barca comum da humanidade, buscamos novos horizontes e paradigmas de convivialidade e organização social, olhar para o Santíssimo Salvador é reviver a experiência de Pedro caminhando sobre as águas e ser soerguido do afundamento no mar de Tiberíades, pela mão segura e firme do Cristo Senhor. Ele sempre estará a nos indicar o caminho da solidariedade, da justiça, e da paz, incluindo todas as pessoas e famílias, restaurando vidas, curando corações do ódio, do ressentimento, e da violência.  

O Cristo transfigurado, no Tabor, nos chama a viver, de forma integral e plena, a nossa vocação de cristãos e cidadãos, tornando nossa cidade cada vez mais bela e alegre, pelo bem-estar e bem- viver de todos/as, pela fraternidade que cuida de todas as idades, situações e inseguranças que afetam aos residentes desta cidade agraciada.  

Com renovado júbilo, sairemos a festejar nosso padroeiro sabendo que somos uma cidade com história e sentido, que temos raízes que nos edificam e impulsionam para frente, com visão promissora e esperançosa. É muito bom viver na cidade cuidada, e iluminada, pelo Santíssimo Salvador. Deus seja louvado! 

 

Tags:

leia também