Santo Agostinho: CNBB Podcast aprofunda a importância do santo para o pontificado do Papa Leão XIV

Um “filho” de Santo Agostinho foi eleito Papa e tem o lema inspirado no santo doutor da Igreja considerado o Pai da Ordem Religiosa. Em sua nova edição, o CNBB Podcast aprofunda a história de Santo Agostinho, sua contribuição para a Igreja e o que ele inspira no ministério do Papa Leão XIV, primeiro Papa agostiniano. O jornalista Luiz Lopes Jr conversou sobre o tema com o secretário provincial dos Agostinianos no Brasil, frei Eberson Naves.

O religioso ressalta a contribuição de Santo Agostinho para o pensamento católico. Os escritos, o legado e a contribuição do santo que é considerado Doutor da Igreja apontam uma perspectiva clara, segundo o frei Eberson: “Santo Agostinho fala de um lugar mais clássico, de um lugar próprio, mas com o olhar para o futuro. Por isso que Santo Agostinho continua sendo uma mensagem clara para os tempos que nós vivemos, para essa contemporaneidade”.

“Quando nós olhamos para as discussões que Santo Agostinho emprega dentro da sua vida e dentro da Igreja sobre a liberdade, o livre arbítrio, o desejo, a vontade, a questão do bem e do mal, a própria vivência do carisma agostiniano de estar em comunidade, esta relação de colocar Cristo sempre na centralidade da nossa vida, do nosso jeito de ser cristão no meio desse mundo, isso tudo chega para nós em diversas ocasiões. Então, passem os anos, passem as eras, nós estamos sempre entrando em contato com esses temas que são parte da nossa realidade, do nosso dia a dia”, afirmou.

Frei Eberson e cardeal Robert Prevost
Frei Eberson e cardeal Robert Prevost durante encontro de secretários provinciais dos Agostinianos | Foto: reprodução/redes sociais

 

Perguntado sobre a expectativa para o pontificado do Papa Leão XIV, o frei disse ter “bastante esperança”, citando o Jubileu 2025. Diante das polarizações  e outras situações preocupantes na vida da Igreja, há algo concreto na figura do Papa, segundo frei Eberson: “ele será sempre um irmão – não somente para nós agostinianos, mas para todo o mundo católico, para todo o mundo cristão”.

“Será alguém que vai buscar o diálogo com os diversos líderes, os diversos chefes de Estado, promovendo e lutando sempre pela paz. Esse arcabouço de esperança que está depositado no Papa Leão XIV para nós é um caminho de progressão; caminho onde nós vamos recordar tanto do Papa Leão XIII; caminho de crescimento, de encarar as novas realidades, as diversas situações que nós encontramos hoje em dia; mas alguém que vai ser muito prudente, alguém que vai sempre estar aberto ao diálogo, à conversa, à espiritualidade, e fomentar tudo isso na nossa vida cotidiana; alguém que vai estar, de fato, sendo agostiniano – levando esse legado de Santo Agostinho, sendo um irmão com todos, um cristão com todas as pessoas; mas alguém que vai nos conduzir, nos guiar nesta seara de Cristo”, disse o religioso.

Confira o podcast na íntegra:

Tags: