Santos sedia Encontro internacional dos Missionários Scalabrinianos

O 1º Encontro Internacional dos Missionários Scalabrinianos (Missionários de São Carlos) que atuam no Apostolado do Mar, em diversos países, vai acontecer entre os dias 6 e 10, em Santos (SP). Cerca de 40 pessoas devem participar do evento.

Durante o encontro, os missionários vão discutir o tema “Os Missionários scalabrinianos e o Mar: voltar a partir das origens do carisma”. O encontro vai receber representantes de entidades relacionadas ao ambiente marítimo e trocar informações e experiências sobre o Apostolado do Mar desenvolvido nos 10 portos em que atuam os Scalabrinianos.

Em 2010, a obra do Apostolado do Mar (conhecida mundialmente como Missão Stella Maris), ligada ao Pontifício Conselho para os Migrantes e Itinerantes, completa 90 anos de criação, e possui atuação em cidades portuárias nos cinco continentes. Os missionários Scalabrinianos são responsáveis pela administração e assistência pastoral em 10 portos, dentre eles três no Brasil, em Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Rio Grande (RS).

scalabrinianos02A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 2010 como o Ano do Marítimo, como uma oportunidade para se conhecer mais de perto os trabalhos de mais de 1,5 milhão desses profissionais itinerantes, lotados nos navios de carga geral, nos porta-contêineres, nos navios graneleiros, nos navio-tanque, nos rebocadores e nos navios de passageiros (cruzeiros), que têm de lidar diariamente com todo tipo de adversidade, muitas delas altamente periculosas como os acidentes em alto mar ou nos portos, as más condições do tempo, ataques de piratas, além das pressões extremas em relação ao tempo de embarque e desembarque nos portos, abandono de tripulações, salários atrasados, e casos de homicídios ou suicídios nos navios.

Participantes

Dentre os participantes estarão presentes: frei Bruno Ciceri,CS, representante do Setor Apostolado do Mar no Pontifício Conselho para os Migrantes e Itinerantes (PCMI); frei Rui Pedro,CS, Organizador do Evento e responsável pela Pastoral na Congregação dos Missionários de São Carlos; e frei Sergio Geremia, Superior Geral da Congregação dos Missionários de São Carlos, todos de Roma. Participam ainda representantes da África do Sul, Taiwan, Itália, Argentina, Peru, Filipinas, Uruguai.

Tags: