Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

 

Neste dia 23 de abril, temos a honra de celebrar a vida de um importante homem de Deus, São Jorge. Nesta data, milhares de pessoas visitam as Igrejas e capelas dedicadas a São Jorge para expressar seu afeto e buscar nele um modelo de vida e um intercessor junto a Deus. Vamos contemplar todos com os olhos da fé e orar para que cada um busque a nova vida em Cristo.

De acordo com informações disponíveis na literatura, a história de São Jorge se passa no século III, durante o reinado do imperador romano Diocleciano. Naquela época, havia um jovem soldado chamado Jorge de Anicii em uma das muitas províncias do vasto Império. Nascido na antiga Capadócia, uma região que atualmente faz parte da Turquia, Jorge era filho de pais cristãos e se converteu ao cristianismo ainda na infância. Ele passou a temer a Deus e a acreditar em Jesus como seu único e suficiente salvador pessoal.

Após a morte de seu pai, Jorge mudou-se com sua mãe para a Palestina. Mais tarde, ele ingressou no serviço militar e destacou-se por sua inteligência, coragem, capacidade organizativa, força física e aparência nobre.

A lenda mais famosa sobre São Jorge conta que ele lutou contra um dragão que estava aterrorizando uma cidade. Com a ajuda de Deus, São Jorge foi capaz de matar o dragão e salvar a cidade. Esta história é muitas vezes vista como uma metáfora para a luta entre o bem e o mal, e a vitória de São Jorge sobre o dragão é um símbolo da vitória do cristianismo sobre as forças do mal.

O Dia de São Jorge é celebrado em todo o mundo com festivais, procissões, missas e outras cerimônias importantes. Embora São Jorge seja um santo padroeiro de muitos países e cidades, como o Rio de Janeiro, ele é especialmente venerado na Inglaterra, onde é o padroeiro nacional. A Cruz de São Jorge, um símbolo vermelho com uma cruz branca, é a bandeira oficial da Inglaterra e é usada em muitas ocasiões importantes.

O Dia de São Jorge é uma oportunidade de honrar um dos santos mais venerados da Igreja. É também um dia para refletir sobre a importância da coragem e da fé em nossas vidas, e para pedir a ajuda de São Jorge em nossas batalhas diárias contra o mal. Que São Jorge nos proteja e nos guie sempre em nossa jornada espiritual.

Ao contemplarmos a figura de São Jorge, que possamos nos inspirar em sua luta contra o dragão do mal e assim sairmos vitoriosos na batalha contra as dúvidas em relação à nossa fé. Que possamos professar nossa fé com a mesma coragem e, com o coração aberto, vivermos como irmãos e irmãs que se amam em Cristo, especialmente neste tempo de tantos questionamentos e desafios. E que, por intercessão de São Jorge, sejam derramadas muitas bênçãos de Deus sobre nossas vidas!

Saudações em Cristo!

 

 

Tags:

leia também