Promovido pela coordenação da Pascom da arquidiocese de São Paulo, o 2º Encontro Arquidiocesano de Comunicação teve como tema “Comunicação na Paróquia”. O encontro foi
realizado na tarde do sábado, dia 21, no auditório da Livraria das Paulinas. Cerca de 100 agentes de 55 paróquias das seis Regiões Episcopais de São Paulo e de outras três dioceses paulistas participaram do evento. “A proposta deste Encontro é desmistificar a ideia de que para se trabalhar na Pascom o agente tem que ser um especialista. A principal característica do agente da Pascom é o entusiasmo por este serviço que deve contribuir com a missão da Igreja”, destacou o coordenador da Pascom, diácono Francisco de Assis Gonçalves.
A formação esteve a cargo do diretor da Editora Salesiana, padre Ailton Antonio dos Santos, que evidenciou que a comunicação é um processo transversal que deve envolver toda a comunidade paroquial. “Sem dúvida, a comunicação é um enorme desafio para todos nós. A minha experiência mostra que, primeiro, devemos ter bem claro os objetivos e trabalhar ações em sintonia com toda a comunidade. Que imagem a sua paróquia quer transmitir para os próprios paroquianos? E para a sociedade? Quais são os públicos da sua comunidade? Que recursos vocês têm implementar ações para colaborar com as atividades paroquiais?”, foram algumas das questões levantadas pelo formador, que finalizou dizendo: “Devemos pensar a comunicação, definir meios e a linguagem adequada para cada público, para cada realidade paroquial”.