São Paulo recebe encontro com Catequetas e professores de Teologia Pastoral

Nos dias 10 a 12, no Centro de Formação Sagrada Família, na cidade de São Paulo (SP), ocorreu o encontro com catequetas e professores de Teologia Pastoral promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sob a coordenação da assessora nacional da Comissão, irmã Zélia Maria Batista, e estudaram o tema: “Iniciação à Vida Cristã: novo paradigma para a catequese”.

O encontro teve como objetivo, segundo os organizadores, impulsionar e fortalecer um grupo pensante na produção de material de estudo e reflexão para a dimensão catequética no Brasil. Estiveram presentes catequetas, professores de Teologia Pastoral, especialistas em Pedagogia Catequética. Dentre os catequetas, estiveram presidentes o irmão Israel José Nery, da Sociedade dos Catequetas da América Latina (SCALA) e padre Luis Alves Lima, membro fundador da associação, que reúne os países da América Latina.

“Os três dias foram permeados de reflexão, questionamentos, inúmeras considerações e grande esforço de elaboração de um pensamento coeso e estruturado para dar respostas a este novo paradigma para ação eclesial evangelizadora. Irmão Nery conduziu a reflexão ‘Iniciação à Vida Cristã e Pastoral de Conjunto’, destacando o risco que estamos correndo de reduzir tal paradigma somente à catequese, esclarecendo a importância de pensar a iniciação à vida cristã na dimensão eclesial, como renovação pastoral da Igreja”, destacou a assessora da CNBB, irmã Zélia.

O Estudo 97 juntamente com o Diretório Nacional de Catequese –  DNC –  apresentam um modelo de Igreja, um paradigma orgânico. A proposta é entender a Iniciação à Vida Cristã  como processo, itinerário ao longo da vida, tendo como ponto de partida o batismo, sem vistas de chegada, mas assimilando o caráter processual.

Padre Luiz Gonzaga, desenvolveu o tema “O que é catequese hoje?” partindo dos eixos fundamentais do Diretório Nacional de Catequese (DNC). “Catequese como ato eclesial, processo que promove a iniciação à vida comunitária, à liturgia e ao compromisso pessoal e com o Evangelho. Catequese faz parte do ministério da Palavra e tem como finalidade aprofundar e amadurecer a fé, educando o convertido para que se incorpore à comunidade cristã”, disse padre Gonzaga.

A professora doutora, Ivenise Santinon, trabalhou o tema “O discipulado no Documento de Aparecida”, chamando a atenção para a reflexão com mais insistência a ação pastoral a partir da realidade sócio-econômica, política, cultural e religiosa, havendo a necessidade de uma pastoral de conjunto, centrada no aspecto cristocêntrico.

Os catequetas presentes apresentaram suas recentes obras publicadas e trabalhos desenvolvidos, e avaliaram o encontro como forte momento de partilha,  troca de experiências e formação de uma unidade de pensamento e unidade afetiva entre o grupo, também como oportunidade de elaboração de reflexão profunda e questionadora.

Tags: