A Presidência do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE3) acolhe, com alegria e espírito de comunhão, a nomeação de Dom Aldemiro Sena dos Santos como novo bispo da Diocese Teixeira de Freitas, na Bahia, anunciada nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, pelo Santo Padre, Papa Leão XIV.
Recebemos esta nomeação como sinal da providência de Deus, que continua a cuidar do Seu povo, confiando à Igreja pastores segundo o Seu coração. Dom Aldemiro chega para somar-se ao episcopado baiano e sergipano, trazendo sua história, seu testemunho de fé, seu zelo pastoral e sua disponibilidade para o serviço ao Evangelho.
Manifestamos nossa fraterna saudação a Dom Aldemiro, desejando que o Espírito Santo o fortaleça nesta nova missão episcopal, para que, como sucessor dos Apóstolos, conduza o povo de Deus que lhe é confiado com sabedoria, misericórdia e ardor missionário.
Colocamos seu ministério sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Mãe da Igreja e Padroeira do Estado da Bahia, e asseguramos nossas orações, pedindo abundantes bênçãos para sua caminhada pastoral à frente da Diocese Teixeira de Freitas.
Em comunhão fraterna,
Dom Dirceu de Oliveira Medeiros
Presidente da CNBB Regional Nordeste 3
Dom José Genivaldo Garcia
Vice-presidente da CNBB Regional Nordeste 3
Dom Gilvan Pereira Rodrigues
Secretário da CNBB Regional Nordeste 3
BREVE BIOGRAFIA
Formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto de Teologia de Ilhéus, Dom Aldemiro foi ordenado sacerdote em 1992, na Catedral de São Sebastião, em Ilhéus. Ao longo de seu ministério presbiteral, exerceu diversas funções pastorais e formativas, destacando-se como reitor do Seminário Menor São Domingos Sávio, entre 1993 e 1996, período em que também foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Escada, em Olivença. De 1996 a 1998, atuou na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Barro Preto.
Entre 1998 e 2007, foi pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Ilhéus, acumulando a função de coordenador do Centro de Treinamento de Líderes Santa Cruz. Em 2006, foi eleito representante do clero diocesano, serviço que exerceu até 2014. Em 2007, assumiu a Paróquia São Francisco de Assis, em Ilhéus.
No âmbito regional, presidiu o Conselho de Presbíteros do Regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2013 e 2014. A partir de 2015, passou a exercer a função de pároco da Paróquia São Jorge e da Catedral de São Sebastião, em Ilhéus, além de ecônomo diocesano e presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, responsável também pelo abrigo para idosos.
Nomeado bispo da Diocese de Guarabira em 4 de outubro de 2017, recebeu a ordenação episcopal em 17 de dezembro do mesmo ano, na Catedral de São Sebastião, em Ilhéus. A celebração foi presidida por Dom Mauro Montagnoli, bispo de Ilhéus, com a participação, como co-consagrantes, de Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, arcebispo de Vitória da Conquista, e de Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, arcebispo da Paraíba.
