Serviço de Animação Vocacional-Pastoral Vocacional (SAV-PV) realiza reunião online de planejamento do quadriênio

Na manhã da última terça-feira, 11 de julho, o Serviço de Animação Vocacional-Pastoral Vocacional (SAV-PV) realizou uma reunião online na qual participaram todos os membros que fazem parte de sua articulação –  os coordenadores nos regionais; representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), representantes da Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB) e do Instituto de Pastoral Vocaciocal (IPV).

Essa foi a primeira reunião do SAV-PV em que o bispo auxiliar de São Paulo e novo presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Ângelo Mezzari, esteve presente. A ocasião serviu também como um momento de acolhida e apresentação dos trabalhos desenvolvidos, conforme explicou o padre Guilherme Maia Junior, novo assessor da Comissão.

Dentre os assuntos abordados estiveram a articulação da reunião ampliada da Comissão, bem como informes do Ano Vocacional e do Mês Vocacional. Segundo o padre Guilherme, a reunião ampliada da Comissão será realizada no mês de setembro, em Brasília (DF), de 11 a 14, e contará com as presenças dos representantes dos organismos que fazem parte da Comissão, além dos bispos referenciais nos regionais da CNBB. Ele enfatizou que, na ocasião, cada organismo da Comissão terá um momento de planejamento e avaliação em vista do quadriênio (2023-2027).

Ano Vocacional

Na reunião, os membros do SAV-PV fizeram também um pequeno balanço de algumas atividades realizadas durante o Ano Vocacional e, ainda, trataram do planejamento para a etapa final do Ano, que se encerra na Festa de Cristo Rei, 26 de novembro.

“A nossa meta agora é de fazer nesse segundo semestre um esforço para compilar e juntar tudo aquilo que os regionais produziram para o trabalho pastoral do Ano Vocacional, para que a gente possa ter um arquivo na Comissão e nos arquivos da CNBB”, afirma o padre Guilherme.

 

Da mesma forma, a equipe já começou a organizar e a falar sobre o encerramento do Ano Vocacional, no dia 25 de novembro, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, que contará com uma missa presidida por dom Ângelo Mezzari, presidente da Comissão. “Estamos organizando também com o regionais uma caravana para participar dessa ocasião”, revelou o padre Guilherme.

Mês Vocacional

Em agosto celebra-se o mês vocacional e, nesse ano, o padre Guilherme salientou que a equipe do SAV-PV decidiu por não criar um subsídio específico, mas que o esforço se concentrará em incentivar o uso dos materiais que foram produzidos para o Ano Vocacional, a exemplo do texto-base e outros subsídios que auxiliam as comunidades na reflexão e no aprofundamento do Ano.

“A temática do mês vocacional também será a mesma do Ano Vocacional”, finalizou o padre Guilherme.

Tags:

leia também