O conselheiro da Nunciatura Apostólica no Brasil, monsenhor Piergiorgio Bertoldi, acompanhado do secretário, padre José Antônio Teixeira Alves, visitaram na manhã do dia, 22, em companhia do administrador arquidiocesano padre João Francisco Salm, a catedral de Florianópolis. Os mesmos foram recebidos pelo padre Francisco de Assis Wloch, pároco e reitor da Catedral, e puderam conhecer os trabalhos de restauração, iniciados em 2005.
Além deles, a secretária executiva do Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará), irmã Rosália Alencar Alves; o secretário executivo do Regional Nordeste 2 da CNBB (Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte), padre Agenor Guedes Filho e a secretária executiva do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe), Maria Inês Souza Santos também visitaram a catedral. A sua estada em Florianópolis se dá em razão do Encontro Anual dos Secretários Executivos da CNBB que acontece nesta semana, de 25 a 29, em Porto Alegre (RS), sede do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul).
Irmã Rosália se disse impressionada com a grandiosidade do trabalho das obras em execução em Florianópolis e a forma tranquila como os trabalhos se realizam.
Já o padre Agenor elogiou o trabalho realizado. “Fantástico tudo que vi e ouvi. É um processo de restauração perfeito”, declarou.
O padre Francisco Wloch afirmou que “a Paróquia da Catedral agradece a visita desses nossos irmãos e pede que Nossa Senhora do Desterro abençoe o trabalho dos Secretários Executivos e acompanhe tudo que se realizada na Nunciatura Apostólica do Brasil”.