O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, esteve em Ipameri (GO), no sábado, 4, para apresentar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) às lideranças da diocese, atendendo ao convite do bispo local, dom Guilherme Antônio Werlang, que é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz.
O encontro, que reuniu 115 pessoas, faz parte do processo de preparação para a 9ª Assembleia Pastoral da diocese de Ipameri, que acontecerá no segundo semestre deste ano com vistas à elaboração do plano diocesano de pastoral para os próximos quatro anos.
Dom Leonardo destacou a importância das dioceses do Brasil elaborarem seu plano de pastoral a partir das Diretrizes aprovadas na última Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu em maio de 2011, em Aparecida (SP). O secretário geral da CNBB recordou o processo de construção do documento da CNBB, que tem como inspiração o documento final da 5ª Conferência dos Bispos da América Latina, realizada em Aparecida em 2007, e a exortação pós-sinodal Verbum Domini, do papa Bento XVI.
O secretário deu ênfase às cinco urgências da ação evangelizadora indicadas pelas Diretrizes e conclamou as lideranças da diocese de Ipameri a construírem um plano de pastoral que responda a essas urgências. No final do dia, dom Leonardo presidiu, na catedral, a missa que contou com a participação dos presentes no encontro.
