Atenta à evangelização dos católicos adultos, a CNBB promove, através da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, a 3ª Semana Brasileira de Catequese, de 6 a 11 de outubro, em Itaici, município de Indaiatuba (SP). Especialistas e coordenadores de catequese das 271 diocese do Brasil formarão uma assembleia de 460 pessoas para estudar o tema “Iniciação à vida cristã”.
“A 3ª Semana Brasileira de Catequese dá continuidade à caminhada catequética no Brasil que teve como marco o Documento Catequese Renovada, inspirado na Conferência de Medellin. Este documento despertou-nos para uma catequese mais cristocêntrica, bíblica e transformadora”, explica a assessora da Comissão, Irmã Zélia Maria Batista.
De acordo com a assessora, o tema desta vez responde aos apelos da Conferência dos bispos da America Latina, realizada em 2007, em Aparecida. “O Documento de Aparecida propõe uma formação integral e permanente, considerando que as pessoas não foram suficientemente evangelizadas”, esclarece.
A 3ª Semana de Catequese faz parte da programação do Ano Catequético Nacional, proclamado pela CNBB no mês de abril. Um texto base intitulado Catequese, caminho para o discipulado foi amplamente estudado nas comunidades em preparação ao Ano Catequético e à Semana Brasileira de Catequese.
“O grande desafio hoje é romper com a mentalidade de uma era da cristandade e superar a pastoral da manutenção como nos pede o Documento de Aparecida”, ressalta Irmã Zélia. “A Igreja já percebeu que não formamos cristãos adultos na fé, por isso, a catequese se volta para os adultos. Esta catequese precisa ser processual, permanente, gradual, indo além dos cursos de preparação para os sacramentos que temos nas nossas paróquias”, explica.
Cardeal Hummes
O prefeito da Congregação para o Clero, dom Cláudio Hummes, é uma das personalidades confirmadas para a Semana. Ele fará, no dia 9, às 9h, a conferência Discípulos-missionários hoje.
Os outros temas do encontro serão apresentados pelos teólogos padre Joel Portela e padre Luiz Alves de Lima. A parte bíblica terá assessoria dos biblistas Frei Carlos Mesters e Francisco Orofino. Outros temas serão desenvolvidos pela teóloga, Vera Bombonatto, dom Juventino Kestering, padre Janison de Sá e Therezinha Cruz.