O estudo do envelhecimento em suas mais diversas vertentes é um assunto importante na atualidade e está na pauta da segunda edição da Semana de Formação Missionária para Religiosos e Religiosas sobre Envelhecimento Humano e Missão. O evento teve início na última segunda-feira, 7 de outubro, e prossegue até sexta-feira, promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) e o Instituto Superior de Filosofia Berthier, de Passo Fundo (RS).
“A realidade dos países europeus chegou até o Brasil. Segundo dados do IBGE, a população acima de 60 anos praticamente dobrou nas últimas duas décadas. As pessoas com 60 anos ou mais de idade já representam 12,1% da população total e as congregações religiosas e missionárias não estão fora deste cenário”, justifica o coordenador do evento, Iltomar Siviero.
Para o secretário executivo do CCM, padre Estêvão Raschietti, a reflexão deste tema é relevante, pois boa parte dos missionários se aproximam da terceira idade. “Vemos que o missionário, quando está nessa etapa da vida, precisa resignificar o seu modo de viver a missão, pois ele não pode mais estar na vida ativa ou realizando tantas atividades e ações missionárias que até então ele realizava. Por isso, é importante compreender a missão nessa fase, para que ele continue em comunhão com a missão da Igreja e possa viver feliz”, explica padre Raschietti.