Estamos na Semana Santa. É o tempo de recolhimento em que a Igreja comemora os mistérios sagrados da nossa salvação: a instituição da Eucaristia, a morte redentora de Cristo e a vitória da vida sobre a morte na ressurreição do Senhor Jesus. Por isto se diz que esta semana é santa.
No âmbito da antiga ceia sacrifical hebraica, Cristo insere a novidade da Eucaristia. Os hebreus comiam o cordeiro pascal, de pé, de bordão nas mãos como para partir. Agora neste contexto da antiga ceia, de Páscoa, que se consumou, Cristo institui a Eucaristia, o novo e branco manjar em que nos alimentamos com o Corpo de Cristo. A figura deu lugar à verdade.
Comemora-se também nesta semana a morte redentora do Salvador na sexta-feira, quando o Inocente é sacrificado no suplício da cruz, por sentença de um juiz que cede à pressao dos gritos da multidão, mesmo depois de ter declarado publicamente não haver encontrado no Prisioneiro culpa alguma que merecesse a morte.
A Escritura sacra relata que a própria natureza se assustou com a morte do Salvador. O sol se escondeu para não ser testemunha do crime de martirizar o Inocente, que havia passado três anos distribuindo benefícios aos cegos, aos leprosos e aos paralíticos. Até o soldado romano, que presidia a execução do Condenado, ao ver o grito da natureza no momento da morte de Jesus, pôde exclamar, assustado: “Verdadeiramente este Homem era o Filho de Deus”.
Na madrugada do domingo, o terceiro dia, a vida venceu a morte: Cristo ressuscitou! O sepulcro vazio, os guardas assustados, o sudário e os lençóis ali largados testemunhavam a vitória do que fôra crucificado. A Igreja celebra na liturgia esta vitória por cinquenta dias, cantando os aleluias da ressurreição do Senhor.
Necessário vivermos estes mistérios que nestes dias comemoramos. Não podemos perder o sentido destas santas comemorações. Já se profanou a data sagrada do Natal, em que o Menino Jesus foi substituido pelo Papai Noel, pela ceia e pelo comércio. A Páscoa é rressurreição. É vida nova e vitória sobre o pecado. Por isto cantamos os aleluias de nossa fé em honra dAquele que venceu a morte e nos oferece a vida. Aleluia!
Desejo aos meus leitores uma Feliz e Santa Páscoa!