Com uma celebração eucarística e uma plenária, na qual foi apresentado o resultado dos trabalhos das oito sub-regiões de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos
do Brasil do Regional Sul 1 (São Paulo), foi encerrado, no dia 12, o Seminário das Pastorais Sociais.
Cerca de 50 participantes divididos por Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II; São Paulo I e II e Sorocaba se reuniram neste último dia para propor desafios e compromissos para todas as dioceses do Regional.
A plenária contou com a presença do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz da CNBB, dom Pedro Luiz Stringhini. Ele ressaltou a importância dos temas debatidos durante o evento e agradeceu a presença dos agentes neste seminário. “Em nome desta comissão, agradeço a presença de cada um de vocês nestes três dias e o trabalho desenvolvido dos agentes de pastoral nas nossas dioceses”, destacou.
Na ocasião a coordenação convidou os participantes a celebrarem a eucarística de 50 anos de sacerdócio do bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo Bernardino, na Paróquia São Luiz Gonzaga, Região Episcopal Brasilândia.
O presidente da comissão no regional, dom Jacyr Francisco Braido fez suas considerações, agradecendo a todos o incentivo e os contatos que foram feitos durante o seminário. “Saímos daqui fazendo este esforço para acontecer nas nossas dioceses a articulação das Pastorais Sociais”.
Dom Jacyr conclui dizendo: “temos o Grito dos Excluídos, a Mata Atlântica, tantas questões ambientais, temos que assumir estes desafios como Pastorais Sociais e Organismos da Igreja. Portanto devemos pensar naquilo que a encíclica social do papa está propondo, Caridade na Verdade”, afirmou.
