Mais de 60 agentes e lideranças do estado do Rio Grande do Sul participaram, de 19 a 20 de novembro, do Seminário Estadual das Pastorais Sociais. No evento, tratou da temática da 5ª Semana Social Brasileira (SSB). O encontro realizou-se no convento dos Carmelitas, em Porto Alegre (RS).
O seminário contou com a presença do Pe. Nelito Dornelas, da assessoria das Pastorais Sociais da CNBB, e teve como objetivo avaliar o processo realizado em 2012 e programar as atividades para 2013. Os participantes realizaram os trabalhos em harmonia com a orientação dos bispos do Regional Sul 3, que escolheu o “Cuidado com a Vida” como uma das suas urgências, indicando a “rearticulação das pastorais sociais” como uma ação prioritária.
		Todas as Dioceses do regional estão empenhadas na construção da 5ª SSB, aproveitando esta oportunidade para a formação dos agentes pastorais e o diálogo com as escolas e universidades, bem como a articulação com os vários movimentos populares existentes no estado e que atuam na promoção de políticas publicas, em defesa dos pobres e a serviço da vida. Nos dias 6 e 7 de abril de 2013 haverá um seminário estadual da 5ª SSB.
Dom Canísio Klaus, bispo de Santa Cruz do Sul, acompanhou o seminário e o avaliou como um marco positivo de impulso para as pastorais sociais.
								
														
								