Seminários e Formação Sacerdotal

Dom Canísio Klaus

Bispo de Santa Cruz do Sul – RS

A posse dos reitores dos seminários de Arroio do Meio e Santa Cruz do Sul, e o retiro dos seminaristas de Viamão, são a razão de escrevermos o presente artigo. Lembramos, inicialmente, que a vocação sacerdotal é dom de Deus, que constitui um grande benefício para a pessoa que a recebe, mas é também dom para a Igreja em sua vida e missão. Sem sacerdotes, a Igreja não subsiste.

A Diocese de Santa Cruz do Sul tem três seminários para acolher os jovens que se sentem chamados para o sacerdócio.

1º) Seminário Menor de Arroio do Meio, destinado a acolher os jovens do ensino médio. Tem como reitor o Pe. Rafael Toillier, apoiado pelos assistentes, funcionários e colaboradores. Com os seminaristas, formam a comunidade do Seminário Sagrado Coração de Jesus.

2º) Seminário Propedêutico em Santa Cruz do Sul, destinado a acolher os jovens que estão se preparando para entrar na faculdade. Tem como reitor o Pe. Ênio Orlando Griebeler que, junto com os assistentes, funcionários e seminaristas formam a Comunidade do Seminário São João Batista.

3º) Seminário Maior Dom Alberto em Viamão, destinado a acolher os seminaristas da filosofia e teologia. Tem como reitor o Pe. Leandro José Lopes; diretor espiritual Pe. Irineu Rabuske e orientador de estudos o Pe. Érico João Hammes.

A equipe ampliada de formação seminarística é constituída pelos reitores, diretores espirituais e orientadores de estudos dos três seminários, mais o Promotor Vocacional, Vigário Geral e Bispo Diocesano.

O promotor vocacional, que é também o coordenador da equipe do Serviço de Animação Vocacional, articula a pastoral vocacional na Diocese. Vale lembrar que, conforme as Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil, a obra vocacional é responsabilidade de todo o povo de Deus. O primeiro responsável é o Bispo Diocesano a quem “cabe zelar para que a pastoral vocacional tenha a importância necessária no âmbito da Diocese” (nº 109). Na seqüência, a responsabilidade pela Pastoral Vocacional é dos padres, passando pela família, pastoral da juventude, comunidades cristãs, movimentos, grupos de família, escolas e seminaristas.

Na qualidade de Bispo Diocesano, quero agradecer a todos quantos colaboram na formação dos futuros padres da nossa Diocese. Agradeço aos padres formadores, aos professores e aos colaboradores. Igualmente agradeço às famílias que oferecem seus filhos para o sacerdócio, aos jovens que atendem ao chamado de Deus e a todos aqueles que colaboram com o mutirão vocacional. Que Jesus, o Bom Pastor, Sumo e Eterno Sacerdote, recompense e abençoe a todos.

Tags:

leia também