Pelo quarto ano consecutivo o CCM organiza uma formação missionária para seminaristas diocesanos e religiosos com a finalidade de introduzir os participantes ao estudo da Teologia da Missão.
“Este curso oferecido pelo Centro Cultural Missionário é uma forma que achamos de expandir os horizontes dos seminaristas para as causas missionárias”, afirmou o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre José Altevir da Silva.
O curso se realiza uma vez por ano, e de acordo com um dos participantes, seminarista de São Mateus (Espírito Santo), Acácio dos Santos, o encontro é “uma oportunidade muito grande para nós, seminaristas aprendermos sobre as diversidades culturais que aqui encontramos e também no âmbito missionário. É uma troca de experiências e acho que isso que deve acontecer na Igreja”, afirmou. Ao explicar sobre o curso, o seminarista explicou que a Igreja se mostra interessada na diversificação cultural e na formação de missionários. “O curso, com sua grade de programação, desperta em nós o espírito missionário no sentido da importância em estarmos acompanhando o que está acontecendo ao nosso redor”, ressaltou Acácio.
Para uma das coordenadoras do Curso de Formação Missionária, Aparecida Severo o curso surgiu da necessidade de “despertar o ardor missionário dentro dos seminários e com o objetivo de introduzir os participantes o estudo da teologia da missão, mediante a abordagem de questões fundamentais, fortalecê-los [os seminaristas] em sua consciência missionária e iniciá-los a uma prática evangelizadora próxima, com o horizonte universal. Eles são convidados a se tornarem agentes multiplicadores de eventos semelhantes em suas realidades”, afirmou.