O encontro dos coordenadores regionais do Serviço de Animação Vocacional-Pastoral Vocacional (SAV-PV) aconteceu de 6 a 8 de março, no Centro Cultural de Brasília (CCB), em Brasília (DF). O encontro teve início com uma celebração eucarística presidida por dom José Albuquerque, bispo referencial do SAV-PV e na sequência houveram as apresentação de alguns regionais, da caminhada do Instituto da Pastoral Voccional (IPV) e do SAV-PV da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
No segundo dia, na terça-feira, 7, após o momento aconteceu um momento vivencial “cuidando de quem acompanha” conduzida pelas irmãs Cailla Belfort, do SAV da CRB Nacional e a irmã Maristela Ganassini, do SAV da CRB Nacional.
Já no período da tarde, o padre Marlom Malacoski, coordenador nacional do SAV-PV, conduziu a apresentação da realidade dos regionais; que puderam partilhar as suas experiências de trabalhos dos regionais e da Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB).
Ao final da tarde, foi celebrada missa por dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo (RS) e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Em sua homilia, alertou sobre a necessidade de se ter uma relação aberta e profunda com Deus, para sair dos comodismos e colocar-se na presença do outro; que necessita de apoio e incentivo para que vivam a sua vocação cristã.
O terceiro dia do encontro, foi iniciado com uma missa, presidida por dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No momento da ação de graças foi apresentado a nomeação do monsenhor Juarez Albino Destro, como bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), pelo papa Francisco.
Após a benção final, os coordenadores se dividiram em grupos para realizar momentos de reflexão, questionamentos, e momentos de reflexão a partir do texto das Diretrizes do SAV-PV que foram socializadas no grande grupo. Ao término das atividades a equipe de coordenação agradeceu a presença e participação de todos os coordenadores regionais do SAV-PV Nacional e seus parceiro de caminhada.
Por padre Armando Nochetti