Serviço de convivência da CNBB recebe a visita do novo secretário-geral, dom Ricardo Hoepers

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Correndo atrás de um sonho”, mantido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brazlândia (DF), recebeu a visita do novo secretário-geral da entidade, dom Ricardo Hoepers, na manhã desta sexta-feira, 19 de maio. Dom Ricardo foi recebido pelos colaboradores do Departamento Social da CNBB, por mulheres da comunidade do Incra 8 atendidas pelo Serviço de Convivência e algumas crianças e atletas do projeto. Acompanharam dom Ricardo na visita o subsecretário-geral, padre Patriky Samuel Batista, e o assessor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen.

Dom Ricardo se apresentou à comunidade atendida pelo projeto social recordando sua diocese de Rio Grande (RS), no extremo Sul do Brasil. Em seguida, após falar da missão como secretário-geral da CNBB, que também consiste em acompanhar projetos caritativos mantidos pela Conferência, dom Ricardo perguntou: “Agora, vou fazer parte da família de vocês. Vocês aceitam?”. A resposta foi um sim caloroso por parte das senhoras e atletas presentes na tenda, seguida de uma salva de palmas.

“Vamos fazer de tudo para ver isso crescer junto com nossa assistente social e nossa equipe”, disse dom Ricardo, que prometeu estar próximo do serviço ali ofertado. Ele lembrou também dos projetos sociais desenvolvidos na diocese de Rio Grande, voltados para crianças, mães gestantes e também jovens. Essas iniciativas oferecem apoio social e atividades como música e teatro.

A equipe do Departamento Social da CNBB também apresentou o histórico, os objetivos e as demandas do serviço. “A ideia é aprimorar as ofertas de serviços para continuar transformando a vida das pessoas e garantindo a assistência social aos que precisam”, disse a assistente social da CNBB, Antônia Mendes.

O encarregado do Departamento Social da CNBB, Franklin Ribeiro, recordou a história do então projeto social, iniciado em 2015, e as realizações desde então, como a ajuda na participação de crianças e adultos em competições de atletismo, a oferta de oficinas e cursos com apoio de parceiros e os processos de oficialização dos serviços prestados junto aos órgãos de assistência social. A iniciativa é mantida integralmente com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), a partir da Coleta da Solidariedade realizada a cada Domingo de Ramos, por ocasião da Campanha da Fraternidade.

O encontro também foi oportunidade de apresentar a intenção de expansão do centro de convivência. Padre Patriky mostrou os projetos de arquitetura para o local e recordou os processos necessários para a realização desse “sonho” de ampliação, tanto dos espaços quanto dos serviços prestados à comunidade. “Primeiramente, haverá a construção da área administrativa e da capela. Depois, serão desenvolvidas as áreas de quadras poliesportivas e de piscinas”, projetou, lembrando que é necessário buscar as fontes de recursos para o empreendimento.

As senhoras que fazem parte do grupo “Divas”, mulheres da comunidade do Incra 8 que participam de atividades no local, e as mães das crianças e adolescentes atendidos, agradeceram e ressaltaram a diferença que o serviço de convivência fez na vida das famílias, manifestando também a importância de ofertar outros serviços.

Rosa Maria de Souza, uma das senhoras do grupo Divas, considera muito importante fazer parte do grupo e praticar os exercícios físicos ofertados com o auxílio da monitora de esportes Daysi Oliveira.

“A gente interage muito bem uns com os outros aqui, a gente tem uma forte amizade entre nós. O exercício ajuda bastante a gente. Às vezes, a gente está triste e quando sai daqui está todo mundo alegre, feliz. Contando com isso, a gente sente essa necessidade de melhorias para ficar melhor ainda e trazer mais gente, porque tem muita gente aqui precisando mesmo”, partilhou.

Após o momento com as famílias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos, dom Ricardo Hoepers conheceu a estrutura atual do local. A partir do que observou da aproximação da equipe com a comunidade e da estrutura ainda limitada, deu uma sinalização: “Não se começa pelas estruturas, começa pelo afetivo, por isso é serviço de fortalecimento de vínculos”.

O secretário-geral da CNBB também orientou a equipe como pode ser a articulação do serviço de assistência social com o poder público, de forma a garantir e aprimorar as ofertas à comunidade. E ressaltou a importância de manter “o carisma do esporte”.

Na próxima semana, o assessor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, preside a missa mensal com a comunidade atendida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

 

Fotos: Luiz Lopes Jr/CNBB

Tags:

leia também