A Câmara dos Deputados dedicou, nesta terça-feira, 20 de maio, uma Sessão Solene em homenagem ao centenário de dom Luciano José Cabral Duarte, segundo arcebispo de Aracaju (SE) e aos 350 anos da paróquia Santo Antônio e Almas de Itabaiana (SE).
Na solenidade, o arcebispo de Aracaju (SE), dom Josafá Menezes da Silva, agradeceu a oportunidade de comemorar os dois eventos em uma solenidade na Câmara dos Deputados. O arcebispo recordou a trajetória de dom Luciano José que em 1971 tornou-se o segundo arcebispo metropolitano de Aracaju (SE), governando até 1998.
Segundo ele, dom Luciano foi filósofo, comunicador, educador, membro dos Conselhos Estadual e Federal de Educação e encarregado de dirigir o processo de criação da Universidade Federal de Sergipe. O arcebispo lembrou que dom Luciano assumiu funções na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e na Santa Sé, no Vaticano.
“Nunca a Igreja que está em Sergipe teve a repercussão universal que dom Luciano Cabral Duarte lhe concedeu. É justa a homenagem desta casa legislativa onde reverberam as figuras de maior envergadura nacional”, disse dom Josafá.
Participaram da Sessão Solene, proposta pelo deputado federal Icaro de Valmir, o arcebispo de Aracaju (SE), dom Josafá Menezes da Silva; o responsável pelo Centenário de Dom Luciano José Cabral Duarte, padre Gilvan Rodrigues dos Santos; o deputado estadual de Sergipe, Marcos Vinícius Lima de Oliveira; o secretário de Administração e ex-prefeito de Itabaiana, Adaílton Pereira Souza; e os vereadores de Itabaiana, Carlos Wagner Ferreira de Santana e Moisés Mendonça Mota.
Confira como foi a Sessão Solene:
Por Willian Bonfim e fotos de Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
