Setores da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB se encontraram em reunião

Animados pela esperança cristã, neste Ano da Oração em preparação para o Jubileu de 2025, convocado pelo Papa Francisco, os agentes pastorais do mundo da cultura e da educação participaram, de forma virtual, da 5ª Reunião Nacional dos Setores que compõem a Comissão Episcopal para a Cultura e Educação (CECE) da CNBB, realizada nos dias 24 e 25 deste mês.

Neste evento virtual, estiveram reunidos os colaboradores dos cinco setores da CECE, quais sejam, Educação, Ensino Religioso, Cultura, Universidades e Bens Culturais. A Reunião de Colaboradores é um evento realizado anualmente como momento de espiritualidade e de revigoramento para as atividades dos projetos pastorais do plano quadrienal dos cinco setores da CECE.

Celebrando o Ano da Oração e com o intuito de preparar os colaboradores para vivenciarem o Jubileu de 2025, foi escolhido o tema “Agentes da Cultura e da Educação chamados a serem peregrinos da Esperança Cristã” para nortear o evento. Este tema foi desenvolvido especialmente na conferência da noite do dia 24 ministrada por dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria (RS). Ele motivou os participantes a refletirem o tema central através do subtema “Educar na Esperança”.

A partir dos sinais dos tempos, elencados e apresentados pelo conferencista, foram lançadas as seguintes perguntas temáticas: “como manter a esperança no contexto atual?”; “como educar na esperança em uma sociedade que perdeu o sentido de pertença e de comunidade?” e “Onde está o Plano Educativo Global de Francisco?”.

Tais perguntas ajudaram a conduzir toda a reflexão desenvolvida pelo conferencista que enfatizou que somos herdeiros da tradição católica compreendida na concepção de catolicidade com abertura para todos em um processo maduro de discernimento que cultiva a espiritualidade educando nosso desejo para não alienarmos no sentido de que “quando perdemos a verticalidade, perdemos a eternidade”. Portanto, a esperança é o selo do cristão na sua relação com o mundo.

No dia seguinte, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundarem o tema geral através dos trabalhos desenvolvidos em salas virtuais por setor. Nesta oportunidade, os colaboradores avaliaram e planejaram os próximos passos dos setores da CECE a partir dos projetos em curso. Após estes trabalhos, todos participaram, em sala comum, da plenária com a apresentação da síntese dos trabalhos dos setores.

Para o participante, Gregory Rial, coordenador do Setor de Animação Pastoral da ANEC, “a oportunidade de encontrar outros colaboradores da Comissão Episcopal foi oportunidade de vivenciar de maneira muito concreta a sinodalidade. Nas diferentes expressões eclesiais, realidades geográficas e sensibilidades eclesiais, conseguimos reafirmar nosso compromisso com a Igreja no Brasil de evangelizar por meio da cultura e da educação”.

O evento foi abrilhantado com a participação dos colaboradores que atuam em diversas frentes de trabalhos e que oferecem a preciosa contribuição como coordenadores regionais, coordenadores de projetos, membros de equipes de trabalho, representantes dos organismos de comunhão e das demais instituições das igrejas particulares ou ligadas à CNBB.

Tags: