Sínodo dos Bispos: Dom Odilo fala sobre os imigrantes

Durante a 12ª Congregação do Sínodo dos Bispos, na manhã desta segunda-feira, 13, o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, falou aos padres sinodais abordando questão dos imigrante. Segundo o cardeal, os imigrantes não devem ser vistos apenas como “objeto de preocupação pastoral”, mas devem se tornar “verdadeiros missionários”.

Dom Odilo recordou que, no passado, muitos europeus emigraram para a América, África e Oceania. Em muitos casos, as famílias católicas precederam os sacerdotes e os religiosos. “Eles foram missionários e levaram consigo sua fé, dando-lhe nova expressão em um novo contexto social e cultural”, destacou.

“Creio que o Sínodo poderia recomendar especialmente duas coisas: encorajar os emigrantes ou os que se encontrem de viagem a levar consigo a Palavra de Deus, inclusive a Sagrada Escritura, conscientes de que levam uma riqueza, que é um dom que há que viver na nova pátria e compartilhar com o povo que os acolhe”, afirmou. “Aos que recebem os imigrantes em seus lugares de destino, se lhes recomenda que acolham de modo positivo a estes irmãos que vêm de outras nações e levam em que bagagem “a boa notícia”, favorecendo sua inclusão nas comunidades locais e compartilhando suas experiências de fé e de viu cristã”, completou.

Tags: