Solenidade de Todos os Santos 

 

+Anuar Battisti
Arcebispo Emérito de Maringá (PR)

Na Solenidade de Todos os Santos honramos todos aqueles que, ao longo dos séculos, viveram vidas de virtude e santidade, e que agora desfrutam da plenitude da comunhão com Deus no Céu. Nesta celebração, somos lembrados do chamado à santidade que todos nós recebemos e das muitas maneiras pelas quais podemos seguir os passos dos santos. 

No Evangelho de Mateus (5,1-12), encontramos as bem-aventuranças proclamadas por Jesus no Sermão da Montanha. Nestas palavras, Ele nos revela as características daqueles que são abençoados por Deus e que, de muitas maneiras, refletem a santidade. Jesus nos diz: “Bem-aventurados os pobres de espírito, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores, os perseguidos por causa da justiça.” Essas bem-aventuranças nos convidam a buscar as virtudes que são tão evidentes nos santos. 

Os santos, como modelos de santidade, não eram pessoas perfeitas, mas eram aqueles que reconheciam sua necessidade de Deus e buscavam a transformação espiritual. Eles eram humildes, confiando na graça de Deus para guiá-los em sua jornada de fé. 

São Paulo, em sua Primeira Carta aos Coríntios (1,2), nos chama de “santos pela vocação”. Isso significa que todos nós somos chamados à santidade, independentemente de nossa vocação ou estado de vida. Cada um de nós tem a capacidade de buscar a santidade em nossa jornada pessoal. 

A Solenidade de Todos os Santos nos lembra que a santidade não é um chamado exclusivo para uma elite espiritual, mas é uma aspiração acessível a todos. Podemos seguir o exemplo dos santos ao nutrir as virtudes que Jesus proclamou nas bem-aventuranças, buscando viver com compaixão, justiça, humildade e amor. 

Além disso, a Solenidade de Todos os Santos nos lembra que a Igreja é composta não apenas pelos membros vivos, mas também pelos santos no Céu. Eles são nossos intercessores e modelos espirituais, nos apontando o caminho para uma vida de fé mais profunda. 

Hoje, podemos rezar aos santos, pedindo sua intercessão e orientação em nossa jornada espiritual. Podemos também refletir sobre os santos cujas vidas nos inspiram e cujas histórias nos encorajam a perseguir a santidade. 

Nesta Solenidade de Todos os Santos, que possamos renovar nosso compromisso com a busca da santidade em nossas vidas, seguindo os passos dos santos e buscando viver de acordo com as bem-aventuranças proclamadas por Jesus. Que a intercessão dos santos e a graça de Deus nos guiem nesse caminho, à medida que aspiramos à santidade em nossas vidas diárias. 

Que Deus abençoe a todos nós e nos ajude a trilhar o caminho da santidade e da comunhão eterna com Ele. Amém. 

 

 

Tags:

leia também