Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG) 

 

“Querendo unir-se a cada uma das nossas almas, (Jesus) instituiu a Eucaristia, onde, diariamente, se celebram suas bodas com a alma cristã” (São Pedro Julião Eymard) 

 

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpus Christi, tem como finalidade celebrar solenemente o Mistério da Eucaristia. Esta belíssima festa foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 08 de setembro de 1264, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, onde além da instituição da data, concede-se a indulgência plenária a todas as pessoas que participam desta Solenidade. 

“Cristo, “pão vivo que desceu do Céu” (Jo 6, 51) é o único que pode saciar a fome do homem de todos os tempos e em todas as regiões da terra” (São João Paulo II), portanto, o Corpo e Sangue de Jesus Cristo, transubstanciado na Eucaristia, torna o verdadeiro alimento para alma, pois “cada Hóstia consagrada é feita para se consumir de amor em um coração humano” (São João Maria Vianney). 

É o Corpo e Sangue de Jesus Cristo que repara nossas falhas e nos purifica de todos os pecados, pois “o Sangue de Cristo, purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha” (cf. Hb 9,14) 

  Fortificados pela Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo, que possamos saborearmos sempre este Alimento Salutar celebrado em todas as missas, fortificando em nossa peregrinação terrena, para que no banquete eterno, possamos exclamar, sem hesitar: “Verbum caro factum est, Verbum panis factum est”. 

“E aqui, partes o teu pão em meio a nós 

Todo aquele que comer, não terá mais fome 

E aqui, vive tua igreja em torno a ti 

Onde se encontrará, a morada eterna” 

(Ministério Amor e Adoração)  

 

Saudações em Cristo! 

 

 

Tags:

leia também