Bispo de Caraguatatuba (SP) e referencial das Comunidades Eclesiais de Base, dom José Carlos Chacorowski, participou do evento
A Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que aconteceu entre os dias 18 e 19 de fevereiro, na Comunidade Bom Pastor, cidade de São Paulo, divulgou carta final do encontro. No texto, os participantes destacam a preparação do 14º Intereclesial das CEBs, que acontecerá em 2018, em Londrina (PR).
“Sabemos do grande desafio que temos este ano que antecede o Intereclesial. Muito trabalho, formação e dedicação de cada um de nós, para que possamos chegar ao 14º e vivenciarmos um novo Pentecostes para a Igreja do Brasil”, diz um trecho da carta.
Intereclesial das CEBs
O 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base será realizado em Londrina (PR), entre os dias 23 a 27 de janeiro de 2018. A preparação já começou inclusive com o estudo do Texto-Base que tem a missão de dinamizar a caminhada das CEBs no Brasil. O tema será: “CEBs e os desafios no mundo urbano”, e o lema: “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7).
Abaixo, confira a carta na íntegra:
Carta da Colegiada das Comunidades Eclesiais de Base do Estado de São Paulo
“Se calarem a voz dos profetas as pedras falarão”
A Colegiada Estadual das CEBs do Regional Sul1 com a presença de representantes de nossas oito sub regiões e do bispo referencial Dom José Carlos, se reuniu nos dias 18 e 19 na Comunidade Bom Pastor, Paroquia Imaculada Conceição, cidade de São Paulo, onde fomos carinhosamente acolhidos e acolhidas.
Iniciamos com o Ofício Divino das Comunidades, fazendo memória da nossa caminhada e da Mãe do Senhor em comunhão com a religiosidade popular que dedica a Maria ,o sábado.
Dando continuidade aos trabalhos de preparação do 14º Intereclesial, partilhamos as apresentações do Texto Base, Seminários de Comunicação e Assessores, ocorridos no mês de janeiro na cidade de Londrina.
Sabemos do grande desafio que temos este ano que antecede o Intereclesial. Muito trabalho, formação e dedicação de cada um de nós, para que possamos chegar ao 14º e vivenciarmos um novo Pentecostes para a Igreja do Brasil.
Animados e animadas pela presença de Jesus Ressuscitado celebramos junto com a Comunidade a Ceia do Senhor. Neste espírito nos confraternizamos, saímos da mesa Eucarística e na gratuidade e partilha jantamos juntos e juntas.
Apresentada analise de Conjuntura dentro do projeto CEBs que esta em construção , por Mauro Kano..
Agradecemos o carinho da comunidade e das famílias que nos acolheram em suas casas .
Jesus de Nazaré deve ser sempre nosso Mestre e exemplo. Numa estrutura excludente que oprime e mata é Ele que temos que testemunhar e dar a conhecer pois “Jesus fazia o que falava e falava o que fazia”.
Na resistência e na alegria do reencontro, retornamos às nossas comunidades seguimos em missão, na construção da Justiça e da Profecia a Serviço da Vida.
São Paulo, 19 de fevereiro de 2017.