Teologia dos Sacramentos

Obra indicada:

Dicionário de homilética. Sodi,M e Tiacca,A.M (orgs), São Paulo, Paulus, Loyola, 2010,, 1821 páginas.

Autor (breve apresentação) :

Manlio Sodi é nascido em Sinalunga (Siena) 22 de janeiro de 1944. Risiede a Roma presso la Università Pontificia Salesiana dove lavora come professore ordinario . Ele reside em Roma, na Pontifícia Universidade Salesiana, onde trabalhou como professor. Nella Facoltà di Teologia – di cui è stato Decano-Preside dal 1999 al 2005 – è titolare della cattedra di Liturgia, Sacramentaria e Omiletica. Na Faculdade de Teologia – onde foi Dean Dean-1999-2005 – é professor de liturgia, nos sacramentos e homilética.

Achille, triacca, foi professor de liturgia e de sacramentos na Universidade Pontifícia Salesiana, Roma, no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, Roma, redator de “Ephemerides Liturgicae” e colaborador em vários dicionários.

Sinopse:

Na apresentação, o Cardeal Biovanelli manifesta a espernaça de que a obra ajude aos que têm o compromisso com o simples, difícil e grandioso ministério da homilia. No prefácio, Sérgio Zavoli considera a obra um material útil em meio à escória da Internet… porque reúne a nata da análise crítica e da reflexão teórica sobre a arte de falar e do que falar. Na introdução, os organizadores acentuam quatro pontos: 1. Com relação à ideia do dicionário, definem a obra como um instrumento de trabalho útil para a preparação dos que devem desempenhar um serviço tão delicado e único no âmbito eclesial como é o da pregação e da homilia em particular. 2 Respondendo ao objetivo da obra, afirmam que os artigos foram selecionados sempre e apenas na ótica de uma contribuição para a formação direta e indireta de quem se prepara para desenvolver o ministério da pregação. 3. Quando ao enfoque, estendem por toda a área da teologia (bíblia, história, grandes pregadores, teologia, liturgia, antropologia, ecumenismo, comunicação e pastoral). Não apresentam um índice analítico, mas o índice de verbetes. 4. Em relação aos destinatários, propõem uma gama vasta, que vai desde bispos, presbíteros e diáconos, passando pelos professores de teologia e seminaristas até os religiosos e demais agentes de pastoral.      

Partes principais da obra:

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

Essa obra é referencial, dado o leque de abrangência dos temas, do valor teológico e do enfoque bíblico-pastoral dado às diferentes reflexões.

Responsável pelas informações (nome/ diocese ou instituição em que atua):

Pe. Valter Maurício Goedert – Professor de Liturgia – Itesc, SC

Tags:

leia também