Obra indicada:.

A glória de Deus é o homem vivo: a profissão de fé de Santo Irineu. SINGLES, Donna. Paulus, São Paulo, 2010. 202 páginas

Autor:

DONNA SINGLES nasceu em 1928, em Grand Rapids, no Estado de Michigan (EUA). Morreu em 2005, em Lyon (França).Doutourou-se em Teologia na Universidade Católica de Lyon, tendo como tese: A salvação do homem em santo Irineu. Ensaio de interpretação simbólica.

Sinopse: A obra tem como pano de fundo os artigos do Credo, o símbolo dos apóstolos, sendo a fé de Irineu interrogada sobre cada um desses artigos, pois como escrevia o próprio Irineu “A vocação do homem está inscrita em sua carne, portadora da imagem de Deus”. Deste modo, os escritos de Irineu podem falar ao coração do leitor de hoje porque tem algo de supreendentemente moderno remetendo sistematicamente aqueles que dela se aproxima às origens do evangelho, que tem a ver, de umamaneira ou de outra, com todos os nossos problemas de fé.

Partes principais da obra:

  1. Irineu e seu contexto no século II
  2. Creio em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra
  3. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria.
  4. Padeceu sobre Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado
  5. Desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiuaos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso
  6. Donde há de vir a julgar os vivos e os mortos
  7. Creio no espírito Santo
  8. Creio na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos
  9. Creio na remissão dos pecados

10.  Creio na ressurreição da carne, na vida eterna

11.  Questões de ontem, questões de hoje.

Por que essa obra é referencial ou significativa:

Esta obra é significativa porque em tempos onde cada vez mais as pessoas perdem seus referenciais sobretudo dos valores evangélicos, ela embora se alicerce em comentários dos primeiros séculos do Cristianismo, pode com certeza tocar e iluminar nossa vivência e adesão a fé cristã no mundo de hoje de forma simples, clara e objetiva.

Responsável pelas informações:

– Pe. Célio Domingos Xavier. Mestre em Teologia Espiritual. Arquidiocese de Belo Horizonte – MG.

Tags:

leia também