Obra indicada:

.

Teologia espiritual encarnada, profundidade espiritual em ação: Fernández, Victor manuel. Paulus, sao Paulo, SP 2007.360p.

Autor:

Vitor Manuel Fernandes nasceu em Gigena, córdoba, Argentina. Estudou Filosofia no Seminário de Córdoba. Na Universidade Católica da Argentina (UCA), doutorou-se em Teologia. Especializou-se em Biblia em Roma. Ensina Teologia Moral, Espiritual, Novo Testamento e Hermenêutica, além de realizar trabalhos como Pároco. Assessor de movimentos laicos e diretor de catequese. Teve publicados diversos de seus livros na coleção “ Ser Feliz”, pela Paulus editora.

Sinopse:

O objetivo deste livro é desenvolver uma teologia espiritual completamente entrosada com atividade externa e coma vida do mundo, que é contemplativa não por esse motivo, mas por outro. A proposta de uma Espiritualidade “encarnada” é organizada basicamente em torno de dois eixos: o da Ação e o da Cultura. De um lado está a encarnação da Espiritualidade na Ação, que a modifica com as modalidades próprias da missão que a ela é exercida. De outro lado está a encarnação da Espiritualidade na Cultura, que modifica com as notas que a distinguem de determinado conjunto humano. Podemos afirmar que a experiência cristã da fé insiste numa mudança, numa “inovação” proposta com o evento, Jesus de Nazaré.  Jesus tem uma proposta inovadora, na verdade, Quando insistimos em sermos sempre os mesmos, nos de­formamos, Muita miséria humana decorre de não fazemos parte do processo de eliminar o caduco ou reformar o exis­tente. A perspectiva inovadora da fé se dá no processo de descontinuidade e ao mesmo tempo continuidade. O Autor parte do horizonte da Espiritualidade cristã dentro da perspectiva, histórico- existencial. Isto é, ela é vivi­da dentro de uma historia humana, e não no céu. Mas algumas pessoas resistem a viver neste mundo e gostariam de refugiar-se em uma espécie de pequeno céu, escondidos e protegidos do mundo.   Isso é voltar ao útero materno e renunciar a vida, ao cres­cimento, a felicidade verdadeira que Deus oferece.

Na perspectiva da Espiritualidade cristã, nós, filhos de Deus, somos chamados a um profundo amor aos outros e a nos introduzirmos plenamente neste mundo, na historia humana, na vida, como expressão máxima da presença amorosa de Deus no mundo. Sonhamos em contribuir como algo para a felicidade (terrena e eterna) dos outros e em deixarmos este mundo melhor do que o encon­tramos. E o Deus de amor, com o qual tratamos na oração, nos impele a nos introduzirmos no mundo para melhorá-lo, nos dá uma missão apaixonante nesta terra concedendo ao nosso trabalho uma dimensão eterna.

Quando aceitamos isso, deixamos de resistir aos reclamos do mundo e do povo, porque interessa-nos construir algo melhor. Assim agiram são Francisco de Assis, Santa Catarina de Sena, Martin Luther King, Mahatma Gandhi e muitos outros, que foram felizes e satisfeitos, tratando de melhorar a sociedade terrena. Nenhum deles pretendeu evadir-se para um pequeno paraíso de tranqüilidade ou solidão, mas eles se entregaram como instrumento de Deus para fazer o bem a muitas pessoas, com a esperança de que sempre algo pode mudar para a gloria de Deus.

Partes principais da obra:

Parte I.Espiritualidade e Ação

Parte II. Espiritualidade e Cultura

Parte III.Expressoes concretas da Espiritualidade na Ação

Por que essa obra é referencial ou significativa:

É uma obra referencial, por ter como objetivo, orientar um certo rompimento com os esquemas de uma teologia espiriual pensada somente segundo o individuo, e para que assim se torne possivel falar de uma espiritualidade verdadeiramente comunitaria, popular, social e mais postoral. O conjunto da obra procura mostrar que a espiritualidade pode chegar até o fundo da relação com mundo e tornar-se verdadeiro alimento de uma ação sadia, intensa e alegre. Ao mesmo tempo, os temas tratados transversalmente permitem pôr em adequada relação a espiritualidade e a pastoral, muitas vezes em conflito e demasiadamente separadas entre si.

Responsável pelas informações:

– Pe Célio Domingos Xavier – Mestre em Teologia Espiritual – Arquidiocese de Belo Horizonte – MG.

Tags:

leia também