Obra indicada:

CATÂO, Francisco. Espiritualidade Cristã. Col, Livro Básico de Teologia, São Paulo, SP: Paulinas, 2009. 189p

Autor (breve apresentação) :

Francisco Catão é professor de Teologia no Instituto Pio XI (Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal) e no Mosteiro de São Bento, em São Paulo. Nasceu no Rio de Janeiro em 1927. Foi monge beneditino na sua cidade e frade dominicano. Ensina Teologia desde 1955, doutorando-se, em 1965, na Faculdade de Teo­logia Católica da Universidade de Strasbourg (França). Perseguido pela ditadura a partir de 1969, foi obrigado a se exilar por mais de quin­ze anos. Voltou à Teologia há vinte anos e dedica grande parte de seu tempo ao aprofundamento da espiritualidade monástica.

Sinopse:

Espiritualidade cristã é um livro básico de Teologia Espiritual. Na afirmação do autor e no modo de apresentar a estrutura da obra podemos apreender a lógica básica da teologia espiritual como enraizamento fundamental na Tradição cristã, focalizando a espiritualidade na sua base antropológica. Neste horizonte o autor fundamenta sua base fundamental cristã quando se constrói a partir do homem por excelência, o segundo Adão, Jesus Cristo, “pois não existe debaixo do céu outro nome dado à humanidade pelo qual devamos ser salvos” (At 4,12).

Segundo o autor, Vivida pelos cristãos, na Igreja, a espiritualidade cristã se foi diversificando desde os primeiros discípulos e apresenta hoje, passados dois mil anos, uma grande riqueza de caminhos, na unidade do mesmo Espírito.

A Teologia Espiritual tem por função sistematizar a diversidade na unidade, pela colocação em evidência e pela análise da estrutura comum, herdada da própria Palavra de Deus encarnada, o homem Jesus.

Para se situar na grande corrente da Tradição cristã, a obra adota a estrutura clássica, ultimamente seguida pelo próprio Catecismo da Igreja Católica, publicado na década de 1990. Acentua, por um lado, a ação animadora do Espírito e, por outro, o crescimento no amor, que significa a perfeita docilidade ao Espírito no seguimento de Jesus.

Seguindo esse percurso, aborda os principais temas tratados na disciplina em pauta, oferecendo a base de uma construção mais completa, que só pode ser feita, aliás, considerando as condições históricas de cada cultura, de cada comunidade e, até mesmo, de cada pessoa.

Sem esquecer que o público-alvo imediato são as comunidades de tradição ibérica e latino-americana, tem sempre em mente tal contexto, procurando articulá-lo com os fundamentos da Tradição bíblica e cristã quando se trata de buscar expressões mais adequadas para dizê-lo nos dias de hoje.

O que caracteriza teológica e historicamente a espiritualidade cristã é que ela tem por fonte, centro e objetivo a pessoa de Jesus.

Não apenas, porém, num sentido teórico, mas prático e concreto: o espi­ritual cristão é aquele, pessoa ou comunidade, que vive inspirado por Jesus, seguindo o caminho de Jesus, na expectativa de um dia ver definitivamente Jesus e viver em comunhão com ele.

A vida espiritual cristã é a vida no Espírito de Jesus, que se traduz, con­cretamente, pelo seu seguimento, em vista do Reino de Deus, cujo princípio animador é o amor. Amor concreto, que transfigura toda a vida humana, das pessoas e das comunidades, na história e na eternidade.

Essa forma de conceber a espiritualidade cristã mostra que não se trata de uma espiritualidade entre muitas outras, mas da realidade que está na raiz de todas as espiritualidades humanas, pois a vida espiritual verdadeira é a vida em Deus, guiada pela sua Palavra, Jesus, e animada pelo seu Espírito.

Partes principais da obra:

1. Parte I – Os fundamentos da Espiritualidade Cristã: A vida Interior

a. Raízes Antropologicas da Espiritualidade

b. A Pessoa de Jesus

2. Parte II – A Evolução da Espiritualidade Cristã Na História

a. No Limiar da Teologia Espiritual

b. A Antiguidade Cristã

c. A Espiritualidade no mundo Cristão

d. Uma Formulação Atual da espiritualidade Cristã

3. Parte III – O perfil da Espiritualidade Cristã

a. A estrutura da vida Cristã

b. Virtudes: As “Habilidades” requeridas

c. O espaço espírito

d. A caminho da união de Amor

Por que essa obra é referencial ou relevante

Esta obra, Espiritualidade cristã faz vir à luz, os princípios que presidem o seguimento de Jesus no Espírito numa abordagem atualizada, que se quer fiel à grande Tradição Cristã, e se apresenta numa perspectiva histórica com sua fundamentação teológico sistemática, mas com todo cuidado do autor de não cair na tentação do dogmatismo, ou seja de uma visão da espiritualidade cristã fora da realidade humana e da contemporaneidade.

Responsável pelas informações

Pe. Célio Domingos Xavier – Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus – Arquidiocese de Belo Horizonte, MG.

Tags:

leia também