Obra indicada:

(NOLAN, Albert. Jesus hoje: uma espiritualidade de liberdade radical. São Paulo , SP: Paulinas, 2008. 290p

Autor (breve apresentação) :

Albert Nolan nasceu em Cape Town (África do Sul) em 1934. Ingressou na Ordem dos Dominicanos em 1954, e estudou em Roma, onde obteve seu doutorado. Teólogo renomado, autor de diversas obras, desempenhou um papel significativo na luta contra o apartheid. Em 2003, foi agraciado com a Ordem de Luthuli, concedida pelo governo sul-africano por sua luta em prol da democracia e dos direitos Humanos

Sinopse:

Albert Nolan, que há mais de trinta anos ofereceu ao público o livro Jesus antes do cristianismo, enfatizando o contexto político na missão de Jesus, apresenta agora aos leitores outra obra de inestimável valor e de grande atualidade: Jesus hoje: uma espiritualidade de liberdade radical.

No contexto atual, caracterizado pela busca do sagrado e pela sede de Deus, Nolan oferece uma proposta espiritual, original e simples, que tem por base a vida de Jesus, seus ensinamentos e sua própria espiritual idade. O autor mostra que, sem um enraizamento profundo na experiência de Deus, não teremos nada a dizer aos nossos contemporâneos e seremos impotentes diante dos desafios atuais.

Uma obra que pode nos ajudar a disciplinar o coração e a tomar consciência de que a experiência da oração cristã, não é apenas ouvir o coração, mas ouvir com o Coração. A espiritualidade a partir de Jesus nos ajuda a estar na presença de Deus com tudo o que temos e somos: nossos medos e ansiedades; nossa culpa e vergonha; nos­sas fantasias; nossa ambição e ira; nossas alegrias, su­cessos, aspirações e esperanças; nossas reflexões, sonhos e di­vagações mentais; e, sobretudo nossa família, amigos e inimi­gos – em suma, tudo o que nos caracteriza. Com tudo isso, te­mos de ouvir a voz do Deus de Jesus e permitir que Deus nos fale plenamente Nele em to­dos os recantos do nosso ser. De fato, o “Coração” não é puramente um órgão espiri­tual, mas aquele lugar secreto dentro de nós onde o nosso espí­rito, alma e corpo reúnem-se em uma unidade do ser. Não existe um coração espiritual desagregado. Somos chamados para amar à Deus e o próximo com todo o nosso Coração, alma, entendimen­to e força (Lc 10,27). É muito difícil fazer isso, já que somos tão medrosos e inse­guros. Escondemo-nos de Deus e dos outros e de nos mesmos. Tendemos a apre­sentar a Deus e aos outros somente as partes com as quais nos sentimos relativamente à vontade e que julgamos evocar uma resposta positiva. Olhando neste horizonte estreito, o autor nos convida a refletir o caminho da nossa vida espiritual que vai se tornando muito seletivo e estreito. É claro que uma espiritualidade que aponta para a disciplina do Coração requer alguma direção para nos permitir a superação de medos, o apro­fundamento da nossa fé e a maior percepção de quem Deus é para nós.

Um cuidadoso mestre o orientador espiritual desperta as pessoas a essas perguntas fundamentais: como esta sendo seu itinerário espiritual? Como é a sua vida de oração? Como você está abrin­do espaço na sua vida para Deus se pronunciar, e te fazer um ser humano melhor? Uma obra que pode nos ajudar a mergulhar em nossa liberdade interior, a partir da própria liberdade interior de Jesus de Nazaré. E neste sentido, que o autor aponta como lugar teológico do verdadeiro amor.

Partes principais da obra:

1. Prólogo

2. Prefácio

3. Introdução

4. Parte I: Os sinais do nosso tempo

5. Parte II: A espiritualidade de Jesus

6. Parte III: Transformação pessoal Hoje

7. Parte IV: Jesus e a Experiência de comunhão total (ou de ser um com)

8. Bibliografia

9. Índice

Por que essa obra é referencial ou relevante

Trata-se de uma publicação maravilhosa, escrita em estilo leve e vibrante e, ao mesmo tempo, profundo e envolvente. Tanto os que possuem uma fé inabalável como os que estão à procura de um caminho encontrarão nestas páginas um substancioso alimento para alimentar sua espiritualidade e vida cristã.

Responsável pelas informações

Pe. Célio Domingos Xavier – Mestre em Teologia – Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus – Etapa da Filosofia –Arquidiocese de Belo Horizonte, MG

Tags:

leia também