Obra indicada:

SUSIN, Luis Carlos (Org.). Teologia para outro mundo possível. São Paulo, SP, Paulinas 2006, 485p.

Autor (breve apresentação) :

Licenciado em Filosofia e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Professor de Teologis Sistemática na PUCRS. Secretário do Fórum Mundial de Teologia e Libertação. Membro fundador e ex-presidente da SOTER, membro da direção editorial da Revista Internacional de Teologia Concilium. Autor e editor de numerosos livros e artigos.

Sinopse:

Esta obra oferece ao leitor o conteúdo das conferências e painéis do Primeiro Fórum Mundial de Teologia e Libertação, realizado em Porto Alegre – Brasil, em janeiro de 2005. São estudos teológicos, profundos e valiosos, elaborados a partir das situações concretas das mais diversas regiões do nosso planeta e que, por isso mesmo, representam uma contribuição significativa na construção de um mundo possível. Apresenta ainda as discussões sobre as possibilidades reais de um mundo diferente para o qual, seguindo a intuição profética de Dom Pedro Casaldáliga, traz as reflexões em torno das imagens de Deus, das práticas religiosas, bem como do diálogo inter religioso, do fundamentalismo, da ciência, da técnica, da modernidade, da política da questão dos cuidados com a natureza e a vida humana e das formas como de teologia que precisam ser superadas, por um lado, e que clamam por novas formas , de outro. Trata-se de uma obra organizada e com introdução do teólogo Luis Carlos Susin, mas com a participação de vários teólogos, filósofos e cientistas das religiões de diversas parte do mundo, tornando-a assim um compêndio sobre a situação do mundo atual, à luz da ciência teológica.nesta obra podemos perceber que um outro mundo é possível, mas só o será através de uma transformação desse mesmo mundo. Tal transformação implica a libertação integral dos seres humanos e do mundo, a qual não pode acontecer sem transformação nos campos das culturas e das religiões. Daí a necessidade de uma teologia que possa identificar, analisar e expor as multifacetadas e cumulativas das práticas que, ao longo dos séculos, têm contribuído para desviar-nos da visão correta do mundo. A teologia para um outro mundo possível terá de ser inclusiva e universal, corajosa e ousada, solidária e libertadora, uma teologia da esperança arraigada na graça, dialógica e a serviço da Palavra, mas também será uma teologia celebrativa. Ela, constantemente, rejubilar-se-á e será grata ao Deus que criou tal mundo para ser habitado, e que continua a prover, copiosamente, tal mundo a despeito do nosso desperdício dos recursos da terra.

Partes principais da obra:

1. Introdução: Um fórum mundial para uma teologia da libertação global

2. Parte I: A teologia ao redor do mundo: contextos: África, América, Ásia, Europa.

3. Parte II: Outro mundo possível

4. Parte III: Deus para outro mundo possível

5. Parte IV: Religião para outro mundo possível

6. Parte V: Teologia para outro mundo possível

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

Porque oferece uma grande quantidade de informações, ideias, críticas, métodos e, sobretudo, convicções e experiências teológicas de homens e mulheres de diferentes lugares e condições, em espírito ecumênico de diálogo em torno do que seja mais essencial para este nosso mundo. Abre-nos a mente para uma teologia cristã da esperança que só pode ser evangélica, boa notícias para os pobres, libertação e católica, abraçando não só a pluralidade dos povos e das culturas, mas também a pluralidade das criaturas, a biodiversidade do nosso mundo, portanto uma “ecoteologia”.

Responsável pelas informações (nome/ diocese ou instituição em que atua):

Pe. Francisco de Assis Costa da Silva, Diocese de Caicó-RN, professor da UERN.

Tags:

leia também