Obra indicada:

FISICHELLA, R. Introdução à teologia Fundamental. São Paulo, Loyola, 2000, 159 pp.

Autor (breve apresentação) :

Rino Fisichella, Bispo auxiliar da Diocese de Roma, doutor em Filosofia e Teologia pela PUG-Roma, professor emérito da PUG-Roma. Autor de inúmeras obras de Teologia Fundamental, entre as quais A revelação: evento e credibilidade, A teologia entre revelação e história, Jesus revelador e co-editor do Dicionário de Teologia Fundamental, obras estas traduzidas em diversas línguas, inclusive a portuguesa.

Sinopse:

No livro de René Fisichella, nos é apresentado o tripé que dá fundamento à realidade apresentada pela Teologia: Escritura, Tradição e Magistério. Essa tríade que o autor destaca, vem enobrecer o conteúdo que a Teologia Fundamental vai evidenciar, em todo seu percurso, a saber, o dado da Revelação, pois o conteúdo revelado no Novo Testamento é a própria pessoa de Cristo, sinal de salvação que é oferecida a toda humanidade, através do anúncio do reino de Deus, concretizado nele e por ele. O verbo encarnado profetiza a vinda do reino, e indica onde ele se realiza.

A Teologia Fundamental experimenta um período marcante na sua história a apologética, um modo de defesa da fé, nesta época a imagem de Cristo que se transmitia ainda precisava amadurecer. Fisichella, com bastante sapiência comenta que após o Vaticano II, com a promulgação da Dei verbum, a Teologia Fundamental passou a ser valorizada a partir de tal citação bíblica que diz: “antes santificai a Cristo, o Senhor, em vossos corações, estando sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todos aqueles que vo-la pede” (I Pd 3,15).

A constituição dogmática Dei Verbum trouxe de novo ao seio da Teologia Fundamental à importância que deve ser dada a Palavra de Deus, na condução da vida da comunidade de fé, sem correr de cair num fideísmo exagerado. O autor nos apresenta que a hermenêutica deve ser considerada um dos caminhos fundamentais para analisar o valor da palavra o caráter linguístico do escrito pela Igreja.

A hermenêutica tenta dar sentido à vida do ser que é incompleto, ou seja, o ser humano obra da criação divina. Para evidenciar com segurança a redescoberta da Revelação, cita a Lumen Gentium, Gandium Spes e Dei Verbum, todos, documentos elaborados no desvelar do Vaticano II. Por fim, analisando o terceiro capítulo, cujo título é “Teologia Fundamental como Teologia”, observamos que o autor escreve com objetividade afirmando “Para a Teologia Fundamental em particular, deve-se observar que seu objetivo de estudo é o evento da revelação e a fé que nela depositam os cristãos” (p. 56). Assim a Teologia Fundamental, qualificada como “fundamental” precisamente por estar em condições de elaborar uma teologia da revelação a partir da própria revelação. Nisso consiste a peculiaridade central que faz com que ela seja aquilo que é, isto é, Teologia Fundamental.

A adesão para crê em algo carrega o caráter pessoal, a teologia fundamental apresenta-nos Cristo, ápice da atitude reveladora, pois, a mesma não pode impor a ninguém que aceite, ela considera e respeita a liberdade de cada homem e mulher. Portanto essa obra se situa dentro da esfera teológico-fundamental, uma obra de grande interesse, da a sua intenção de levar o leitor vislumbrar o binômio revelação-fé numa unidade fundamental.

Partes principais da obra:

1. A saida do deserto

2. A caminho de uma nova identidade

3. Teologia Fundamental como “Teologia”

4. Teologia Fundamental como “Fundamental”

5. Aprovocação do Sentido

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

Porque apresenta a Teologia Fundamental como uma disciplina teológica capaz de encontrar as razôes para tornar cada vez mais inteligível o evento da revelação.

Responsável pelas informações (nome/ diocese ou instituição em que atua):

Pe. Francisco de Assis Costa da Silva – Diocese de Caicó-RN, professor da UERN.

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