Teologia Pastoral

Obra indicada: SAVIANO, Brigitte. Pastoral nas megacidades – Um desafio para a igreja da América Latina. São Paulo, SP, Loyola, 20008, 280 p.

 

Autor (breve apresentação) :

Leiga católica alemã, estudou teologia e germanística em Münster (Alemanha) e Estrasburgo (França). Doutora em teologia pela Westfälische Wilhelms-Universität de Münster, desde 2001 é assessora teológica na “Ação Episcopal Adveniat” em Essen (Alemanha). Atuou como missionária no Brasil nos anos de 1993/94.

Sinopse:

A obra é dedicada aos desafios da pastoral urbana, especialmente as grandes cidades da América Latina. Ele pergunta pela situação atual nessas cidades das perspectivas sociológica, antropológico-cultural e religiosa; pergunta como vivem as pessoas nesse contexto urbano e quais os desafios que nele a Igreja precisa enfrentar.

Nos dois últimos séculos, a humanidade vem se concentrando no espaço geográfico urbano, em 2007 a população mundial urbana superou a aquela que vive em áreas rurais. Segundo previsões da ONU, em 2030, dois terços dos habitantes da Terra estarão morando em regiões urbanas. Nesta nova realidade surge “um novo homem”. Esta realidade trás consigo uma serie de desafios para o conjunto da sociedade, entre eles o de descobrir o perfil do “ser humano urbano”. Para a Igreja, a evangelização dos centros urbanos apresenta-se como um dos desafios mais instigantes para a Igreja Católica neste terceiro milênio.

É a partir deste cenário que a obra procura discutir o papel da Igreja Católica e os novos rumos a serem tomados. Diante deste contexto, a autora coloca-se questões profundamente pertinentes: Como a Igreja reage ao novo ambiente urbano? Qual o rosto que “a comunidade” pode ter nele? Quais as exigências que existem, quais as formas que são úteis? Quais são as características básicas de uma “Igreja urbana”?

Neste caminho, dedica um capitulo do livro para apresentar o que ela denomina de experiências prática de pastoral urbana em grandes cidades. O primeiro trata-se do Projeto Pastoral “Construir a Esperança” da Arquidiocese de Belo Horizonte (Brasil). O segundo é o que vem sendo desenvolvido na Cidade do México (México), desde 1997, sob inspira­ção da equipe Espaço de Pastoral Urbana, de cuja ação resultaram diversos encontros nacionais de pastoral urbana e a criação da “Rede Pastoral Urbana”.

Após a descrição dos muitos “rostos” das metrópoles e megacidades, segue-se o desenvolvimento de perspectivas de uma pastoral urbana bem como características e conseqüências para uma Igreja urbana. Na busca destas perspectivas para uma pastoral urbana, a autora introduz uma interessante reflexão sobre os aspectos simbólicos e proféticos que contrapõem entre si as figuras metafóricas da “Prostituta da Babilônia” e da “Nova Jerusalém”,

As grandes cidades como forma de vivência humana marca cada vez mais as pessoas. Oferece-lhes uma diversidade de possibilidades, da a impressão de que a pessoa tem toda a liberdade e tudo pode. Porém a cidade não deixa de significar exclusão e marginalização. Diante disto, para a autora, as Igrejas burocráticas (racionalizadas) acabam perdendo a capacidade de responder às expectativas de ordenar a vida das pessoas dando-lhe um sentido. Dai a necessidade de repensa-la permanentemente.

Partes principais da obra:

Primeira parte: Os muitos rostos das grandes cidades Latino-Americanas

O rosto sociologico das grandes cidades

O rosto geografico-topografico de grandes cidades

O rosto antropológico-cultural de grandes cidades

O rosto religioso das grandes cidades latino-americanas

Em busca de perspectivas para atuação na pastoral urbana

Segunda parte: Perspectivas para uma pastoral urbana em grandes cidades latino-americanas

A “prostituta da Babilônia” e a “nova Jerusalém” como duas aproximações á cidade

O desenvolvimento da percepção da realidade de grandes cidades latino-americanas da parte do magistério

Inculturação como desafio teórico e prático da Igreja no contexto urbano

A buscade formas de comunidade e comunhão numa Igreja da (grande) cidade.

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

A presença da Igreja na cidade apresenta-se como um dos desafios mais significativo para nosso tempo. Confrontar-se com uma realidade plural, com a necessidade de permanente renovação é um estímulos, ao mesmo tempo gera certa “angustia”. Não são muitos os autores que se aventuram em uma abordagem mais ampla desta realidade, normalmente a temática é tratada em artigos mais breves. Brigitte Saviano tem o mérito de se dispor a analisar a situação complexa das metrópoles e megacidades latino-americanas. Embora como toda pesquisa tenha seus limites, esta obra nos auxilia a olharmos para a cidade, para o homem urbano e nos sugerem pistas de ação.

Responsável pelas informações (nome/ diocese ou instituição em que atua):

Pe. Antonio Amélio Dalla Costa, Santa Maria, RS.

Tags:

leia também