Teologia Pastoral

Obra indicada: BRIGHENTI, Agenor. A pastoral dá o que pensar: a inteligência da prática transformadora da fé. São Paulo, SP, Paulinas, 2006. 223 p.

 

Autor (breve apresentação) :

Agenor Brighenti é presbítero brasileiro, da diocese de Tubarão, Santa Catarina. É doutor em Ciências Teológicas e Religiosas na Univer­sidade Católica de Louvain, Bélgica; especia­lizado em Pastoral Social pelo Instituto Teoló­gico-Pastoral do CELAM, Medellín, Colômbia; licenciado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão. Atualmente, é professor de Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESe) e na Universidade Pontifícia do México (UPM), e de Filosofia na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). É presidente do Instituto Nacional de Pas­toral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Autor de artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e de diversos livros.

 

Sinopse:

Este livro é um “manual básico de teologia pastoral”, que se destina à capacitação de agentes de pastoral, bem como à formação em cursos de graduação em teologia. Mostra originalidade em sua perspectiva (a inclusão de todos, com a opção pelos pobres), em seu enfoque (a comunidade eclesial, sujeito da pastoral) e em seu horizonte (o Reino de Deus em um mundo solidário), a qual está estampada no título da obra: A pastoral dá o que pensar: a inteligência da prática transformadora da fé.

A teologia pastoral não é um conjunto de recursos didáticos, pedagógicos nem formativos para aplicar seja o direito canônico ou a moral, seja a dogmática ou a eclesiologia. Ela é, antes de tudo, uma teologia da ação. A pastoral dá o que pensar, na medida em que não constitui um mero lugar de aterrissagem de uma ortodoxia previamente estabelecida, mas é fonte criadora de idéias – um verdadeiro loeus theologieus. Não se trata de qualquer tipo de ação, mas da práxis transformadora dos cristãos e das pessoas em geral. A dos primeiros tem na opção pelos pobres contra a pobreza critério da transformação que o evangelho de Jesus Cristo propõe; a dos segundos lembra que a obra da evangelização não se esgota no espaço confessional nem no institucional, mas se prolonga no engajamento histórico dos cristãos, enquanto cidadãos, por um mundo justo e solidário para todos, expressão imanente do Reino escatológico de Deus.

Partes principais da obra:

Primeira parte: Teologia Pastoral Fundamental: O porquê da pastoral

Modelos de ação pastoral e modelos eclesiologicos

O itinerário da teologia pastoral

O estatuto epistemologico da teologia pastoral

Segunda parte: Teologia pastoral especial: o que da pastoral

A pastoral profetica

A pastoral liturgica

A pastoraldo serviço e da comunhão

Terceira parte: Teologia pastoral aplicada: o como da pastoral

Os âmbitos da ação pastoral

Pedagogia e espiritualidade para uma pastoral como processo

Requisitos básicos e passos metodológicos de uma ação pastoral pensada

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

A atuação de Agenor Brighenti como professor de Teologia Pastoral, sua assessoria junto a CNBB suas conferências nas mais diversas dioceses já credenciam esta obra. Como um manual básico, os temas tratados de forma orgânica apresentam os principais temas para um Curso básico de Teologia Pastoral. Ao concluir cada capitulo oferecem um rico resumo, perguntas para reflexão e partilha, bem como importante bibliográficas. É uma obra excelente e constitui-se uma ferramenta indispensável para o ensino e o aprendizado nos cursos de Teologia.

Responsável pelas informações (nome/ diocese ou instituição em que atua):

Pe. Antonio Amélio Dalla Costa, Santa Maria, RS.

Tags:

leia também