Teologia Pastoral

Obra indicada: FUENTES Salvador Valdez. Espiritualidade Pastoral: Como superar uma pastoral “sem alma”. São Paulo, SP, Paulinas, 2008, 230 p. (coleção Pastoral).
Autor (breve apresentação) :

SALVADOR VALADEZ FUENTES é presbítero da Diocese de Tuxla, Chiapas (México). Doutor em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade do México. É professor na mesma Universidade, bem como professor convidado no Instituto Teológico Pastoral para a América Latina (ITEPAL) e no Southeast Pastoral Institute (SEPI), em Miami.

Sinopse:

Em sua introdução o autor indica quem são seus interlocutores, com quem pretendemos estabelecer um diálogo amistoso e fraterno, são todos os agentes de pastoral: leigos e lei­gas, religiosos e religiosas e os ministros ordenados.

Independentemente da forma particular na qual cada um vive a espiritualidade cristã, a realidade atual desafia a todos nós, enquanto sujeitos da diaconia eclesial. A partir desta constatação, o autor procura oferecer alguns elementos básicos sobre a Espiritualidade pastoral, no sentido de suscitar nestes agentes de pastoral um novo dinamismo que injete seiva nova no ministério que realizam.

Com linguagem acessível, sem perder a profundidade, busca apresentar os compo­nentes substanciais de uma espiritualidade que deve estar na base de todo o ministério pastoral. A preocupação de fundo, que permeia toda a obra, é a convicção de que o trabalho pastoral não tem futuro, nem alcança mudanças significativas se não estiver fundamentado numa forte e sólida espiritualidade Evangélica. O sentido e a pro­fundidade que podem ter as ações pastorais têm nesta espiritualidade a sua mais íntima razão de ser.

A obra esta articulada em sete partes, cada uma delas com três capitulos, com exessão da quarta parte que tem quatro capitulos. Na primeira parte apresenta os pressupostos da espiritualidade pastoral, esta é o núcleo mais árido; A segunda e a terceira parte apresenta os fundamentos bíblicos; e por fim nas parte quatro a sete o autor faz uma projeção prática. Na conclusão são apresentadas dez teses. Sobre o ministério pastoral e sua mística.

O autor busca apresentar os compo­nentes substanciais de uma espiritualidade que deve estar na base de todo o ministério pastoral. A preocupação de fundo, que permeia toda a obra, é a convicção de que o trabalho pastoral não tem futuro, nem alcança mudanças significativas se não estiver fundamentado numa forte e sólida espiritualidade nutrida do Evangelho. O sentido e a pro­fundidade que podem ter as ações pastorais têm nela sua mais íntima razão de ser.

Ninguém pode ser profeta sem primeiro ser testemunha do Deus vivo, ou seja, sem primeiro ter tentado se encantar com ele e travar um dia­logo aberto como alguém conversa com seu amigo. Este diálogo tem es­paço e tempo bem determinados, nos quais vai se gestando a história de salvação pessoal de toda pessoa que se considera anunciadora do Evangelho.

O desafio dos temas é pensado para um estudo na forma de ofici­na, em que o mais importante é a contribuição de cada pessoa e do gru­po que reflete. Em cada tema há três partes básicas: colocação do tema (ver), linhas de reflexão (julgar), questões para aprofundar e assimilar (agir).

Para facilitar a utilização da obra em estudos de grupos, pois foi para isto que ela foi pensada, em anexo é apresentada sugestão metodológica.

Partes principais da obra:

1. Três pressupostos da espiritualidade pastoral.

2. Elementos da espiritualidade pastoral na sagrada escritura.

3. Jesus, o bom pastor: fonte primordial da espiritualidade pastoral.

4. O ministério pastoral como seguimento e caminho de plenitude.

5. A espiritualidade pastoral: experiência de comunhão eclesial.

6. Chaves para uma espiritualidade pastoral contextualizada.

7. Dinamismos para “encarnar” a espiritualidade pastoral.

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

Não existem muitas obras de espiritualidade pastoral sistemática. Por isso é a importância do esforço do autor em oferecer as estudantes e agentes de pastoral esta significativa contribuição na busca de encontrarmos caminhos para a nossa ação pastoral. Outro aspecto importante é sua proposta metodológica. Ela facilita para que a obra seja tomada como roteiro de estudo por grupos de agentes pastorais.

Responsável pelas informações (nome/ diocese ou instituição em que atua):

Pe. Antonio Dalla Costa SAC – Faculdade Palotina – Santa Maria, RS

Tags:

leia também