Teologia Pastoral

Obra indicada: BENINCÁ Elli, BALBINOT Rodinei. Metodologia Pastoral: Mística do discípulo missionário. São Paulo, SP, Paulinas, 2009. 110 p. (coleção Pastoral).
Autor

ELLI BENINCÁ é bacharel em Teologia, mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, leciona Metodologia e Prática Pastoral no Instituto de Teologia e Pastoral – Itepa, em Passo Fundo/RS. RODINEI BALBINOT é mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo, licenciado em Filosofia e em Teologia. Atua nas áreas de Educação, Filosofia e Sociologia da Educação, Planejamento estratégico e de Metodologia da ação evangelizadora.

Sinopse:

Este livro reúne reflexões construídas a partir de experiências pastorais concretas, de assessorias na área de metodologia e planejamento pastoral, bem como das aulas no Instituto de Teologia e Pastoral ­Itepa, em Passo Fundo/RS.

Com forma simples e objetiva os autores procuram abordar questões que julgam significativas através de cinco chaves de leitura: socioeclesial, cristológica, metodológica, pedagógica e didático-pastoral.

Inicialmente, guiados por uma chave de leitura socioeclesial os autores propõe uma leitura da atualidade sob o ponto de vista pastoral e lançamos uma hipótese acerca da relação entre a mudança eclesiológica da Constituição Dogmática Lumen Gentium e a do con­ceito de evangelização.

A segunda chave de leitura é a cristológica, nas qual sugerem uma revisita à prática de Jesus. E apresentam três teses que podem ser tomadas como referências para a proposta de ação evangelizadora que emana da visão eclesiológica da Lumen Gentium.

A terceira chave de leitura é a metodológica. Partem da constatação que as mudanças propostas pelo Concílio Vaticano II, foram assumidas por muitos somente no discurso. A efetivação pratica destas mudanças implica assumir uma mís­tica pastoral que esteja de acordo com a eclesiologia conciliar. Guiados por esta tese os autores se ocupam, com questões práticas de planejamento da ação evangeliza­dora.

Uma quarta chave de leitura trata da contribuição das ciências para evanelização, notadamente, da pedagogia. Percebemos ali as condi­ções de possibilidade de assumirmos um processo metodológico siste­mático, com o necessário rigor científico. É nessa chave de leitura que abordaremos os passos metodológicos da ação evangelizadora, para os quais dedicamos maior atenção.

Finalmente, é apresentada a chave de leitura didático-pastoral, na qual os autores apresentam algumas posturas pastorais.

O livro nos auxilia para compreendermos que a metodologia pastoral é muito mais que um instrumento, uma técnica, mas como já indica em seu subtítulo, é a própria mística do agente e por isso não está fora e separada dele, mas constitui o seu modo de ser. É, em uma palavra, a sua espiritualidade.

È uma obra que pode ser utilizada como roteiro para estudo com lideranças no sentido de capacitar-los para pensar a ação evangelizadora com certo rigor metodológico sem que se perca o espírito que deve guiá-la.

Partes principais da obra:

1. Cap. 1: Evangelização em chave de leitura socioeclesial.

2. Cap. 2: Evangelização em chave de leitura cristológica.

3. Cap. 3: Evangelização em chave de leitura metodológica.

4. Cap. 4: Evangelização em chave de leitura pedagógica.

5. Cap. 5: Evangelização em chave de leitura didático-pastoral.

Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):

Esta é uma obra de fácil leitura, textos curtos e intercalados com questões para reflexão em grupo ou pessoal. Por isso acessível e útil para todos agentes de pastoral. Isso não a torna uma obra frágil quanto ao conteúdo, ao contrario, sua profundidade é muito significativa. Sem duvidas é uma obra que pode auxiliar no processo de planejamentos das pastorais, paróquias etc., especialmente para aquelas que buscam pensar a pastoral como processo.

Responsável pelas informações (nome/ diocese ou instituição em que atua)

Pe. Antonio Dalla Costa SAC – Faculdade Palotina – Santa Maria, RS

 

Tags:

leia também