Terceiro domingo do Advento

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

 

“Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. O Senhor está próximo!” (cf. Fl 4,4.5b)

        

O Terceiro Domingo do Advento, também chamado de Domingo Gaudete ou Domingo da Alegria, continuamos a nossa preparação para Segunda Vinda Gloriosa de Jesus Cristo – cerne deste Tempo – e rememorar o Nascimento de Jesus Cristo no Dia de Natal. O Domingo Gaudete traz consigo a essência da conversão de o que devemos fazer e, principalmente, questionar se estamos preparando o nosso caminho para recepcionar a vinda Gloriosa do Senhor, pois a aurora do Grande Dia, marcada pela cor rósea utilizada na Liturgia, já está apontado no horizonte dos eventos.

O Evangelho de Lucas (Lc 3,10-18), traz João Batista exortando as multidões, os cobradores de impostos e os soldados à luz da pergunta: “Que devemos fazer?”. João não hesita em ser cirúrgico a cada um destes que os questionaram, em que se resume: afastar no egoísmo e pôr em prática a caridade e a partilha; desvincular-se dos esquemas exploratórios e imoralidade para prevalecer a justiça; e respeitar a dignidade humana, renunciando a violência e a prepotência. Ora, todo aquele que crê veementemente em Deus, deve estar atento na conversão e saber que Aquele que vem – Jesus Cristo, o Messias – “vos os batizará no Espírito Santo e no fogo. Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga.” (cf. Lc 3,16c-17).

A Primeira Leitura dada do Livro do Profecia de Sofonias (Sf 3,14-18a), nos recorda que as consequências de passar pela conversão é a alegria do perdão que dada pelo Altíssimo. Afinal, foi o próprio Deus “que revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal.  O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, como nos dias de festa” (cf. Sf 3,15.17-18a).

E a Segunda Leitura extraída da Carta de São Paulo aos Filipenses (Fl 4,4-7), o autor sagrado enfatiza a ALEGRIA que se estabelecerá com a volta do Senhor, o Ele está próximo. Por isto, insistir na conversão e permanecer na retidão das ações para o amor dá-nos o privilégio em apresentar as nossas necessidades a Deus, bem como acompanhado de ação de graça. Assim, “a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus” (cf. Fl 4,7).

Que este Domingo Gaudete, a ALEGRIA DO SENHOR, permaneça em nossos corações sendo a força necessária em buscar, incansavelmente, a conversão. E que a aurora do Grande Dia possamos exultar, confiantes: “Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis no manancial da salvação” (cf. Is 12,2-3).

Nossa Alegria… Aleluia! Nos Preenche… Maranatha!

Saudações em Cristo!

 

 

Tags:

leia também