Três mil fiéis acompanham a Ordenação Episcopal de dom Antônio Braz Benevente

Mais de três mil fiéis participaram da cerimônia de Ordenação Episcopal de dom Antônio Braz Benevente, ontem, 7, no ginásio Marista Diocesano, em Uberaba (MG). Participaram da cerimônia párocos e fiéis, inclusive com a presença de caravanas de cidades da região como Frutal, Conceição das Alagoas, Nova Ponte, Pirajuba e Araguari, todas em Minas Gerais, além de Jacarezinho (PR), onde o novo bispo atuará.

Escolhidos por Dom Benevente, dom Roque Opperman, dom Benedito Ulhôa e dom Fernando Penteado, bispo emérito de Jacarezinho foram os bispo consagrantes. Um dos organizadores e integrante das 10 comissões montadas para conduzir a ordenação, que serve à frente da Paróquia do Santíssimo Sacramento, padre Fabiano Roberto, destacou o fato como sendo de extrema importância histórica e eclesiástica para Uberaba. “Dom Benevente é o 2º padre, filho do clero uberabense, nomeado bispo, motivo de alegria para nós e orgulho eclesial, porque o Papa olha com benevolência e reconhece as virtudes de um dos padres da nossa região”.

O cerimonial rico em símbolos culminou com a unção da cabeça do bispo, a abertura do Evangelho sobre sua face, a entrega do anel episcopal que representa fidelidade ao Papa, a cruz de quem serve em nome de Cristo, a mitra que confere realeza apostólica, além do báculo em sinal do pastoreio. Depois da acolhida e ritos finais, dom Benevente foi conduzido pelo espaço por meio dos bispos ordenantes, dando a benção a todos.

Visivelmente emocionado, dom Antônio Braz Benevente enfatizou a incumbência que tem com os paranaenses. “O que poderei oferecer é tão somente o meu trabalho e a minha fidelidade a Cristo, como sempre fiz.

Integrando a diocese de Jacarezinho, dom Benevente será o sétimo bispo da diocese paranaense.

Tags: