Mais de três mil fiéis participaram da cerimônia de Ordenação Episcopal de dom Antônio Braz Benevente, ontem, 7, no ginásio Marista Diocesano, em Uberaba (MG). Participaram da cerimônia párocos e fiéis, inclusive com a presença de caravanas de cidades da região como Frutal, Conceição das Alagoas, Nova Ponte, Pirajuba e Araguari, todas em Minas Gerais, além de Jacarezinho (PR), onde o novo bispo atuará.
Escolhidos por Dom Benevente, dom Roque Opperman, dom Benedito Ulhôa e dom Fernando Penteado, bispo emérito de Jacarezinho foram os bispo consagrantes. Um dos organizadores e integrante das 10 comissões montadas para conduzir a ordenação, que serve à frente da Paróquia do Santíssimo Sacramento, padre Fabiano Roberto, destacou o fato como sendo de extrema importância histórica e eclesiástica para Uberaba. “Dom Benevente é o 2º padre, filho do clero uberabense, nomeado bispo, motivo de alegria para nós e orgulho eclesial, porque o Papa olha com benevolência e reconhece as virtudes de um dos padres da nossa região”.
O cerimonial rico em símbolos culminou com a unção da cabeça do bispo, a abertura do Evangelho sobre sua face, a entrega do anel episcopal que representa fidelidade ao Papa, a cruz de quem serve em nome de Cristo, a mitra que confere realeza apostólica, além do báculo em sinal do pastoreio. Depois da acolhida e ritos finais, dom Benevente foi conduzido pelo espaço por meio dos bispos ordenantes, dando a benção a todos.
Visivelmente emocionado, dom Antônio Braz Benevente enfatizou a incumbência que tem com os paranaenses. “O que poderei oferecer é tão somente o meu trabalho e a minha fidelidade a Cristo, como sempre fiz.
Integrando a diocese de Jacarezinho, dom Benevente será o sétimo bispo da diocese paranaense.