Desde o dia 15 de julho de 2011, está no ar o site do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Uberaba (MG), o primeiro no Brasil. “Através deste site queremos responder com alegria ao convite do Santo Padre, o papa Bento XVI, que deseja aproximar do homem a verdade de Deus e da Igreja por meio do mundo digital”, disse dom Hugo da Silva Cavalcante, Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Uberaba.
O site veiculará na web a identidade de um Tribunal Eclesiástico. Será uma presença midiática que se esforçará para dar a certeza sobre os passos que o homem ou a mulher (Christefideles) em dificuldade querem iniciar para esclarecer a própria realidade conjugal. “O Tribunal online pretende fazer-se companheiro de viagem junto às pessoas marcadas em seus afetos e ajudá-las na reconstrução de uma nova realidade existencial quando existam os pressupostos para se examinar a verdade fundamental da existência ou não do matrimônio celebrado”, disse dom Hugo.
No site existe uma janela para dialogar e oferecer sinais concretos de proximidade às várias situações das relações conjugais e também para orientar caminhos de reconciliação ou de novas condições de vida.
“Quem visitar o nosso site encontrará respostas adequadas, ou ao menos o esforço para elas, sobre a reta interpretação do trabalho judiciário da Igreja, em unidade com as regras administrativas, sobretudo as referentes ao percurso judiciário processual canônico”, destaca o Vigário Judicial do Tribunal.
Para acessar o site, o seu endereço eletrônico é: www.tribunaleclesiastico.org.br.
