Após a instituição do Ministério Laical de Catequista pelo Papa Francisco, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Edições CNBB estão oferecendo uma série de iniciativas que visam aprofundar o entendimento e contribuir para a vocação do catequista.
O Seminário Nacional de Catequese a Serviço da Iniciação à Vida Cristã é uma dessas iniciativas. A formação acontece em três módulos, nos dias 13, 15 e 22 de outubro, de forma online, de 19h30 às 21h30, com transmissão pelas redes sociais da CNBB e Edições CNBB.
Segundo o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, padre Jânison de Sá, o objetivo da iniciativa é o de aprofundar o ministério instituído dos catequistas e apontar caminhos para sua operacionalização nas dioceses.
“O Papa Francisco, no Motu Proprio, pede que cada Conferência Episcopal apresente critérios e elabore um itinerário formativo para a instituição do Ministério. E a Comissão Bíblico-Catequética elaborou uma proposta que será apresentada aos bispos no Conselho Permanente da CNBB agora em outubro. No seminário se fará um aprofundamento bíblico, teológico-litúrgico, Catequético e Pastoral”, explicou padre Jânison.
Programação
Nesta sexta-feira, 22 de outubro, o módulo abordará o itinerário formativo; critérios e etapas. Com assessoria de Mariana A. Venâncio, irmã Sueli Cruz e padre Jânison de Sá. Participação especial de dom Armando Bucciol.
Inscreva-se
O Seminário Nacional de Catequese a Serviço da Iniciação à Vida Cristã é gratuito e pode ser acompanhado pelos canais da CNBB Oficial no Youtube e Facebook; Edições CNBB e Catequese do Brasil (Youtube e Facebook).
Os interessados em garantir o certificado digital podem se inscrever, gratuitamente, por meio do site da Edições CNBB (aqui).
Carta Apostólica “Antiquum Ministerium”
No mês de maio deste ano o Papa Francisco através da Carta Apostólica “Antiquum Ministerium” instituiu o Ministério de Catequista. A Carta Apostólica é composta por onze parágrafos nos quais apresenta sua justificativa, importância desse serviço e define algumas orientações pastorais para os bispos.
Com essa Carta Apostólica o Papa Francisco convida toda a Igreja a relançar em todos os contextos a importância da Catequese e o cuidado com o perfil dos catequistas.