Uma sinfonia para anunciar, viver e testemunhar 

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ) 

 

Agosto na Igreja que peregrina no Brasil é o mês das vocações, um tempo para refletir, animar e acompanhar o inestimável dom da vocação, do chamado de Deus, que transparece nos diversos caminhos, estados, carismas e ministérios que emergem na vida e na Igreja.  

Neste ano 2024 o tema do mês vocacional: “Igreja, uma Sinfonia Vocacional” manifesta os vários aspectos dos sinais vocacionais, a harmonia do chamado e do plano de Deus para cada um de nós, expresso na musicalidade, dança e leveza, que traduzem a felicidade e a alegria de ter encontrado o profundo sentido da vida. Por outra parte, revelam a perspectiva e dimensão sinodal de cada vocação que na singularidade e diversidade do chamado, conjugam-se e com fineza cordial edificam e animam o corpo eclesial mostrando a beleza de ser cristão e pertencer a Igreja de Cristo.  

O lema escolhido para este mês foi: “Pedi, pois ao Senhor da Messe, Mt. 9,38”, que se enquadra perfeitamente no Ano da Oração, preparatório do grandioso jubileu eclesial do ano 2025, porém revela-nos o fundamento essencial da pastoral e animação vocacional, a prece ao Senhor da Messe. 

 Por ela alcançamos o Coração do Bom Pastor que sempre envia operários a sua messe sempre pródiga e abundante. Toda oração é vocacional uma vez que nos coloca diante do Deus da Vida, o Senhor da história que continuamente nos chama, e nos revela sua vontade. É também pela oração que descobrimos que vivemos e somos  

Igreja numa sinfonia vocacional, animando-nos e encorajando-nos mutuamente, pois a oração nos santifica e nos torna disponíveis e abertos aos sinais dos tempos onde se concretiza o chamado divino. Que possamos despertar com a alegria e realização de nossa condição de eleitos e chamados, a consciência e reconhecimento de caminhar juntos, pois cada vocacionado alimenta e nutre a vocação de cada irmão e irmã, apresentando a bela e harmoniosa sinfonia de uma Igreja esponsal, orante, fiel e coerente com o chamado do Senhor Jesus. Deus seja louvado! 

 

Tags:

leia também