No próximo dia 07 de julho, às 20 horas, na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco Xavier, D. Wilson Tadeu Jonck preside a Eucaristia agradecendo a Deus pela sua missão realizada aqui em nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Como todos sabem, no dia 26 de maio ele foi nomeado para a Diocese de Tubarão, em Santa Catarina. Essa Diocese foi criada em 1954 e abrange 4.438 Km², e tem 27 paróquias em 18 municípios. D. Wilson retorna assim ao seu estado natal, depois de quase sete anos trabalhando entre nós. Ele nasceu em Vidal Ramos, estado de Santa Catarina, em 1951.

Ele aqui trabalhou com empenho e fez grandes amizades que, é claro, continuarão e serão sempre aprofundadas, mesmo depois de assumir sua nossa missão. A sua posse como quinto bispo da Diocese de Tubarão, marcada para o dia 18 de julho, às 15 horas, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, deverá, com certeza, contar com um grande número de cariocas presentes.

Convido todo o clero, seminaristas, religiosos e religiosas, cristãos leigos e leigas de nossa Arquidiocese para participarem da Missa na próxima quarta-feira, dia 07 de julho. Tenho certeza de que todos nós que somos Igreja temos consciência da importância de um gesto como esse – agradecer faz parte de nossa vida cristã, reconhecendo os dons de Deus em nossas vidas e louvando-O pelas Suas manifestações através das pessoas.

Os testemunhos que tenho ouvido nestes dias, após o anúncio da transferência de D. Wilson, são muitos e reconhecidos. Ele tem se despedido das muitas atividades e das pessoas aqui no Rio de Janeiro em celebrações e reuniões. Todos querem dizer-lhe o seu “muito obrigado”. Por isso, é muito importante que, agora todos os grupos que têm esse coração agradecido, juntamente com todo o povo de Deus de nossa Arquidiocese e também do nosso Regional Leste 1, estejamos unidos na missa de ação de graças pela sua presença entre nós nestes anos de serviço. Além das animações dos vicariatos, da vida religiosa, novas comunidades, missões. De maneira especial, eu agradeço a sua presença na pastoral vocacional e em nossos Seminários, pois, com sua capacidade intelectual e formação em Psicologia, a vida de fé e de oração e constante presença com a equipe de formadores foi um esteio junto aos nossos seminários.

O Sagrado Coração de Jesus manifestará na vida de D. Wilson o amor de Deus que inspirou o seu lema episcopal: “Amar é dar a vida”! Ele tem certeza de que, amigos e irmãos que somos, o Senhor, pela ação do seu Espírito Santo, o iluminará em sua vida, missão, pastoral, decisões que enfrentará nos tempos vindouros.

A experiência adquirida aqui na capital fluminense, unida à sua grande experiência como padre e religioso, ajudará na caminhada em uma região onde noventa por centro da população se declara católica. Deus o acompanhará e o fortalecerá!

Eu estarei junto com D. Wilson neste próximo dia 07 de julho, agradecendo a Deus pela sua missão aqui entre nós, pois neste ano em que passamos juntos nesta missão pude experimentar a sua responsabilidade, sua vida de oração, seu serviço incansável nos trabalhos a ele confiados em nossa Arquidiocese, na fraternidade e unidade na convivência diária manifestado sempre com o bom humor sobre os acontecimentos, a partilha das preocupações e procura sincera de soluções das questões que sempre surgem em uma grande Arquidiocese como a nossa.

Desta forma, eu faço com veemência este convite a todos os nossos caros arquidiocesanos: vamos juntos com D. Wilson agradecer a Deus pela sua vida (aniversaria no dia 10 de julho), pela sua missão (nomeado bispo dia 11 de junho) e agora nomeado para Tubarão (posse no dia 18 de julho). Será uma oportunidade de dizer-lhe o quanto reconhecemos a sua missão e sua presença aqui entre nós e pedir a Deus por ele e sua Diocese de Tubarão. O sétimo aniversário de sua ordenação episcopal, dia 16 de agosto (em Jaraguá do Sul, SC), já será comemorado como Bispo Diocesano de Tubarão.

Confiando no Senhor da História, que nos conduz, abraço esse nosso querido irmão no episcopado, agradeço a Deus pela sua vida e missão, e confio-o ao Senhor para que Ele continue guardando-o “na palma de Sua mão”.

Dom  Orani João Tempesta

Tags: