Hoje é o dia internacional da luta contra o uso e o tráfico de drogas e o dia internacional de combate à tortura. Certamente, todos nós estamos extasiados diante do abusivo crescimento do tráfico e do uso de drogas. Diante do quadro tão triste e incontrolável, se vê apenas algumas atitudes isoladas de repressão, isto por não saber aonde está a causa e a indústria, porém sempre com medo da morte por saber que há envolvimento de pessoas importantes no tráfico.Falta coragem, como em nossa cidade, para assumir projetos perfeitamente viáveis, como por exemplo, o projeto da “Lei Seca”. “Viver de cara limpa” significa trabalhar pela dignidade de quem caiu e prevenir os jovens e adolescentes de um risco fatal para a vida toda.

“Viver de cara limpa” significa continuar oferecendo oportunidade de vida nova através do MAREV, do RECANTO MUNDO JOVEM, do PLANTANDO VIDAS, do LAR ESCOLA, de todas as iniciativas que promovem a criança, o adolescente, o jovem e a própria família, proporcionando educação, dignidade de cidadãos, capazes de criar um mundo novo. Nesta lista de oportunidades existentes, vem somando com especial destaque as Fazendas da Esperança, que incentivou em Maringá, a formação do grupo Esperança Viva, que apóia os ex-dependentes químicos e suas famílias, bem como as pessoas que necessitam de ajuda para enfrentar esta luta, dentro da própria casa. Todo mês, no terceiro sábado à tarde, na Catedral, se reúnem as famílias, os jovens, para troca de experiências e mútua ajuda.

“Viver de cara limpa” é o novo projeto sócio-educativo de prevenção que Frei Hans e sua equipe lançaram como caminho de formação e educação para pais, jovens e educadores a partir da experiência de recuperação já existente. O “Viver de cara limpa” é uma proposta que leva a família a se empenhar no combate, prevenção e acompanhamento de seus filhos no que diz respeito ao uso e envolvimento com drogas. No texto dedicado aos pais encontrei estas belas bem-aventuranças dirigidas aos casais:

Bem aventurados os casais que continuam carinhosos, considerando e amando, mesmo depois que os sinos de núpcias cessaram de ressoar. Bem aventurados os casais que são corteses e educados uns para com os outros, assim como são com os amigos Bem aventurado é o casal que possui senso de humor , para que este atributo seja um útil amortecedor de choques. Bem aventurados os casais que se abstêm de bebidas alcoólicas. Bem aventurados são eles quando amam seus cônjuges mais do que qualquer outra pessoa no mundo e alegremente contam seus votos de casamento, de viver num corporativismo mútuo.

Bem aventurados são eles quando, todos os dias, agradecem aos céus pelo alimento diário. Bem aventurados são os cônjuges que nunca alteram a voz para se dirigirem um ao outro e que fazem do lar um lugar onde nunca se ouve uma palavra desencorajadora.

Bem aventurados são os casais que reservam tempo para juntos cuidarem da espiritualidade. Bem aventurados os casais que resolvem seus problemas de ajustamento sem a interferência de parentes. Bem aventurados os casais que possuem controle e entendimento quanto às finanças. Bem aventurados os casais que dedicam suas vidas à formação do próprio lar, aplicando diariamente o princípio do amor em suas vidas e de seus filhos.

Entre você também neste projeto. Visite o blog ou o e-mail: projetoviverdecaralimpa.blogspot.com / viverdecaralimpa@gmail.com

Dom Anuar Battisti

Tags:

leia também