X Encontro Mundial das famílias 

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) 

 

Ontem, em Roma e em todas as circunscrições eclesiásticas do mundo encerrou-se, o X encontro mundial das famílias concluindo assim o Ano da Família Amoris Laetitia. Nossa Arquidiocese em plena sintonia com o Papa e com os representantes das famílias dos cinco continentes também enviou uma carta às famílias, lida ao final das missas, exortando a continuarem no caminho da alegria do amor em família. No Domingo tivemos a confraternização com para os agentes da pastoral familiar, na Igreja de São Francisco, no Rio Cumprido. Foi mais um impulso para que as atividades referentes a pastoral familiar possam continuar mais efetivas ainda neste ano, com a situação pandêmica um pouco mais amena.  

A família é uma escola de amor, é dentro de casa que se ensinam as primeiras orações para os filhos, que ensina a eles o amor a Deus, a Igreja e ao próximo. A família é a Igreja doméstica, ou seja, a extensão da Igreja no lar. Os primeiros catequistas dos filhos são os pais e eles educarão os seus filhos na fé. A família é ainda o berço da vida, onde se ensina os verdadeiros valores, sobretudo cuidar de todo tipo de vida.  

É importante nas famílias ter momentos de oração e de partilha em família. Os filhos têm usado muito a internet e as redes sociais, é preciso que os pais fiquem atentos a tudo o que os filhos veem na internet e ainda, estipular tempo de uso. Muitas vezes usa-se a internet em excesso, até mesmo na hora das refeições. É preciso que os pais ensinem aos filhos o sentido do sentar-se a mesa para a refeição, pois, além de comerem é na mesa que se partilha sobre os acontecimentos da vida.  

É preciso de criar momentos para que os filhos não fiquem somente na internet ou no computador, como por exemplo: criar momentos de oração, roda de conversa, ou assistir missa pela televisão. A internet tem muita coisa boa, mas também tem coisa ruim, além de isolar as pessoas nesse “mundo virtual”.  

Esse foi um tema discutido na sexta feira dia (24) no X Encontro Mundial das Famílias. Um casal de brasileiros que se conheceram aqui na JMJ como voluntários,  Fabiola Goulart e Gustavo Huguenin, entraram com um painel: “Redes sociais: um ambiente para nossos filhos”? Segundo o casal, essa é uma realidade nos dias de hoje e que não pode fugir dela, mas é preciso criar momentos como já dissemos, para que isso não atrapalhe a vida familiar.  

A oração é que dará a resposta sobre qual ação deve ser tomada e como a família vai conduzir essa questão. Tem pais que deixam seus filhos desde muito pequenos usarem a internet e as redes sociais, é preciso estipular uma idade para que eles tenham acesso as redes sociais e a internet.  

O Papa Francisco fez um pedido especial durante o X Encontro Mundial das Famílias: que a pastoral familiar seja acolhedora. As famílias que procuram a Igreja têm que se sentir bem acolhidas, pois muitas famílias procuram a igreja porque estão passando por momento difícil e tem que se sentir bem acolhidas para que depois sintam prazer em voltar para a Igreja. É a partir de uma boa conversa inicial, que vai conquistando o casal e fazendo com que eles comecem a participar da vida sacramental da Igreja. Primeiro participando de evangelização e aprofundando com a catequese, recebendo os sacramentos se não os tem e se já tem filhos, permitindo que os filhos participem da vida sacramental.  

O Encontro Mundial das Famílias aconteceu principalmente em Roma, mas deve ter reflexo nas famílias do mundo inteiro. Por isso, é importante acompanhar os resumos e resultados publicados através das mídias católicas e trazer a reflexão para nossa vida cotidiana e reuniões. Temos que resgatar o valor da família, por vezes perdido, regatar costumes cristãos do passado, que com o tempo se perderam. Resgatar nos filhos a importância de pedir a benção. Esse gesto dos pais abençoarem os filhos é muito bonito, a benção enrique e fortalece. A benção é bíblica e existe desde o Antigo Testamento. Não devemos deixar perder essa tradição e usar novamente a benção em nossa casa.  

As famílias nos dias de hoje podem ser missionárias, levando a Palavra de Deus umas às outras e servindo aos mais pobres e necessitados em sua comunidade. Uma família pode ser exemplo para a outra, levando a outra família a Palavra de Deus e sendo sinal visível da presença de Deus.  

Em agosto, celebraremos a Semana Nacional da Família e voltaremos com mais afinco no tema sobre a família. Família que reza unida permanece unida. Um lar que reza e que deixa Deus entrar é abençoado por Ele. Que esse X Encontro Mundial das Famílias seja motivador e que todas as famílias sirvam a Deus de todo o coração.  

 

Tags:

leia também