Encontro do Cone Sul reúne responsáveis pela Animação Bíblico-Catequética

Aconteceu de 23 a 25 de outubro de 2018, em Santiago, no Chile, o encontro de responsáveis pela Animação Bíblica da Pastoral do Cone Sul, que envolve as Conferências Episcopais da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Participaram bispos, presbíteros e leigos desses países. Dom Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o padre Marcelo Machado, coordenador da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do regional Sul 1 da CNBB representaram o Brasil.

O encontro é promovido pelo Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM) em parceria com o Centro Bíblico Teológico e Pastoral para a América Latina (CEBITEPAL). Destacou-se no evento a prática da Lectio Divina ou Leitura Orante da Palavra. O método conhecido e centenário “Contemplar-Discernir-Propor” que está sendo utilizado para indicar linhas de ação pastoral para a Animação Bíblica da Pastoral (ABP).

Na ocasião, cada país teve a oportunidade de apresentar o trabalho de animação bíblica que tem realizado. Segundo dom Peruzzo, o encontro proporcionou um espírito muito fraterno. “Parecia que nos conhecíamos há tempos e tínhamos muitas experiências em comum. O ambiente foi muito favorável. Eu vejo que nos países do Cone Sul falam muito de Animação-Bíblico da Pastoral e com bons projetos e belas experiências”, disse o bispo.

Segundo o padre Marcelo, no primeiro dia do encontro foi exposto como se encontra hoje a estrutura do Cebitepal: programas, cursos, diplomados e sua divisão administrativo pastoral. Em seguida, houve apresentação de cada uma das Conferências sobre a ABP. “Em todos estes dias a dinâmica do encontro foi realizada sempre através da prática da Lectio Divina e do método tão conhecido e centenário”, disse o padre.

“Orientações para a Animação Bíblica da Pastoral na América Latina e no Caribe” pode ser adquirido no site da Editora da CNBB

Ainda de acordo com o padre Marcelo, a experiência foi muito rica. “Pudemos conhecer um pouco mais toda a estrutura da escola bíblica da América Latina, do Cebitepal e depois partilhamos as experiências de Animação Bíblica em cada um dos países do Cone Sul. Percebemos a riqueza da Animação Bíblica em nosso país e na América Latina e também os avanços que tivemos nos últimos anos, desde o Documento de Aparecida”, completa.

Um dos destaques dado no encontro foi o fato de que as Edições CNBB, traduziram e publicaram o documento do Celam, intitulado “Orientações para a Animação Bíblica da Pastoral na América Latina e no Caribe”. “Ficaram todos felizes quando apresentei que a CNBB acaba de traduzir e publicar este documento em língua portuguesa”,finalizou o padre Marcelo.

Participantes por países:

Argentina: Dom Gabriel Antonio Mestre e Gerardo Garcia.
Brasil: Dom Jose Antonio Peruzzo e padre Marcelo Luis Machado. 
Uruguay: Dom Pablo Jourdan Alvariza, padre Cesar Buitrago Lopez e diácono Luis Marcelo Correa da Silva
Chile: Dom Santiago Silva Retamales, padre Raul Moris, Maria Cristina Ariztía Tagle e padre Cristian Sanchez
Paraguay: Dom Guillermo Steckling e padre Teresio Franco

Com informações do Catequese do Brasil

Share This