Matriz do Santíssimo Sacramento, em Minas Gerais, é elevada à condição de Basílica

Uma paróquia em Sacramento, Minas Gerais, recebeu de Roma a reposta positiva para se tornar uma basílica. A Santa Sé comunicou à cúria metropolitana de Uberaba (MG), via decreto, a concessão de título de basílica à paróquia Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, que passará a chamar-se: Basílica Menor do Santíssimo Sacramento apresentada pelo Patrocínio de Maria.

Após levantamentos preliminares realizados por monsenhor Valmir Ribeiro, a solicitação havia sido feita conjuntamente pelo arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, e padre Sérgio Márcio – pároco da então paróquia Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. Com o título concedido pelo papa Francisco, a igreja de Sacramento passa a ter vínculo particular com Roma e com o papa.

Para dom Paulo Mendes Peixoto, a criação da primeira basílica na Província de Uberaba, que inclui todo o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, é motivo de júbilo e louvor para todos os fiéis da região. “A grandeza deste ato é um bem espiritual para todo o nosso povo,” conclui o arcebispo.

A missa solene e festiva de celebração da concessão do título deverá ocorrer em 30 de novembro.

Com informações do regional Leste 2 e foto de Alessandro Abdala

Tags:

leia também