Nova Província Eclesiástica: Arquidiocese de Santa Maria

Dom Canísio Klaus

Bispo de Santa Cruz do Sul – RS

Na manhã do dia 13 de abril, Bento XVI publicou o Decreto de criação de três novas arquidioceses no Rio Grande do Sul, todas elas desmembradas da Arquidiocese de Porto Alegre. Uma destas arquidioceses é Santa Maria, da qual Santa Cruz passa a fazer parte.

Uma arquidiocese ou província eclesiástica é uma divisão administrativa da Igreja Católica, formada por um conjunto de dioceses vizinhas. Recebe este nome por causa do seu tamanho ou importância histórica.

A autoridade maior da Arquidiocese é o “Arcebispo”. Cabe a ele coordenar os bispos e zelar pela unidade pastoral no território da Província Eclesiástica que lhe é confiada. O arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria é Dom Hélio Adelar Rubert. Ele tem todos os poderes do bispo em sua própria arquidiocese e poderes de supervisão e jurisdição limitada sobre as demais dioceses (chamadas de sufragâneas). Por isso, o arcebispo não pode intervir diretamente nas dioceses sufragâneas, a não ser nos casos específicos previstos pelo Direito.

O objetivo de uma Província Eclesiástica, está definido no cânon 431, &1 do Código de Direito Canônico, onde se lê: “Para se promover a ação pastoral comum de diversas dioceses próximas, de acordo com as circunstâncias de pessoas e lugares, e para se estimularem as relações dos bispos diocesanos entre si, as igrejas particulares mais próximas sejam reunidas em províncias eclesiásticas, delimitadas por território determinado”.

A Arquidiocese ou Província Eclesiástica de Santa Maria é composta pelas dioceses de Santa Maria, Uruguaiana, Cruz Alta, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul, abrangendo uma área de 117.140,27 km² e uma população de 2.589.803 habitantes.

Dom Helio receberá o Pálio (vestimenta própria que simboliza a comunhão da província com a Igreja de Roma), no dia 29 de junho, dia de São Pedro e São Paulo. Na reunião dos bispos acontecida no dia 13 de abril, ficou definido que às 15h30min do dia 3 de julho se fará uma grande celebração no Santuário Basílica da Medianeira em Santa Maria, para marcar a instalação da nova Arquidiocese. Estarão presentes os bispos das 6 dioceses juntamente com padres e representantes das comunidades.

Particularmente, nossa Diocese de Santa Cruz do Sul sente-se feliz e esperançosa com a nova arquidiocese. Acolhemos com alegria o novo arcebispo Dom Hélio, e lhe desejamos muitas bênçãos e graças para bem conduzir o rebanho da nova arquidiocese.

Artigos similares

Ela e Ele

02/10/2009

Enfim, a paz

31/10/2018

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This