“Presbítero: discípulo do Senhor e Pastor do rebanho” é tema do 17º Encontro Nacional de Presbíteros

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou em Aparecida (SP) o 17º Encontro Nacional de Presbíteros do Brasil, entre os dias 26 de abril a 02 de maio. Com o tema “Presbítero: discípulo do Senhor e Pastor do rebanho” e o lema “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiões”, o evento contou com a presença de aproximadamente 500 presbíteros, representantes e delegados de diversas arquidioceses do país.

Segundo o padre Iuri Ribeiro dos Santos, o objetivo do encontro é fortalecer e fundamentar a Pastoral Presbiteral como lugar do cuidado. Para ele o clima do encontro foi de seriedade e empenho, com muito estudo, aprofundamento e vivência fraterna. “Ao mesmo tempo, impactados com a presença dos romeiros e romeiras na Casa da Mãe, experimentamos um clima de fé e emoção”, disse.

Participantes no 17º Encontro Nacional de Presbíteros. Foto: Padre Iuri Ribeiro dos Santos

O 17º Encontro Nacional de Presbíteros contou com a assessoria do padre Paulo Sérgio Carrara, de Belo Horizonte (MG), que também elaborou o texto-base do encontro. Ele refletiu sobre teologia, espiritualidade e missão do presbítero.”No espírito de cordialidade e de fraternidade nos colocamos sob o olhar da Mãe Aparecida para que o nosso encontro dê frutos de bênçãos e graças na vida dos nossos presbíteros”, acrescentou padre Iuri.

Ao longo do evento estiveram presentes o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados, dom Jaime Spengler; o bispo referencial da Comissão Nacional de Presbíteros, dom Juarez Soares; o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer; o presidente da Comissão Nacional de Presbíteros, padre José Adelson, entre outras pessoas essenciais para que o encontro fosse bem sucedido.

“Registramos, agradecidos, a parceria nos trabalhos com a presença do Conselho Nacional de Leigos do Brasil (CNLB), do Conselho Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), da Pastoral Vocacional e serviço de Animação Vocacional (PV-SAV),  da Comissão Nacional dos diáconos Permanentes (CND), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), da Associação Nacional dos Presbíteros do Brasil (ANPB) e do Colégio Pio Brasileiro”, finalizou padre Iuri.

 

Share This